Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

14/05 São Matias “Apóstolo Póstumo”
Compartilhar

Celebramos hoje, 14 de maio, a memória daquele que é chamado de “Apóstolo Póstumo”, pois foi o escolhido para substituir Judas Iscariotes entre os Doze, falamos de São Matias.

Acerca de sua escolha, o livro dos Atos dos Apóstolos (1, 21) nos diz que Pedro diante da assembleia no Cenáculo, ponderou que outro homem recebesse o cargo que era de Judas e que este fosse alguém que tivesse convivido com eles todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre eles, do batismo de João até sua ascensão, e para esta vaga, tinha-se dois candidatos, José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias.

Em seguida, após orarem ao Senhor e pedirem que Ele lhes mostrasse qual dos dois era o escolhido, tiraram a sorte entre eles e o selecionado foi Matias. Aqui, vale esclarecer que o ato de “tirar a sorte” para conhecer a vontade divina era um método muito utilizado no Antigo Testamento e que não tem semelhanças com os jogos de azar que nosso imaginário contemporâneo possa tender a comparar.

Após sua eleição e da experiência com o Espírito Santo em Pentecostes, São Matias tornou-se um apóstolo intrépido e fervoroso. Dedicou-se na evangelização da Palestina e na Ásia Menor e, segundo a tradição, foi apedrejado e depois decapitado, o que originou as representações do santo com um machado e o título de padroeiro dos açougueiros e carpinteiros.

Neste dia, ao contemplarmos a escolha divina sobre São Matias e seu testemunho de vida até o derramamento de sangue, urge-nos pedir sua intercessão, para que também nós tenhamos uma fé que resista às inúmeras dificuldades e até mesmo tentações de negar Nosso Senhor.

Rezemos: “Ó Deus, que associastes São Matias ao colégio apostólico, concedei por sua intercessão, que, fruindo da alegria de vosso amor, mereçamos ser contados entre os eleitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

São Matias, rogai por nós!