21/08 São Pio X

Hoje, 21 de agosto, a Igreja celebra a memória de um Papa que nos deixou um grande testemunho de simplicidade, tanto que se definia como “um pobre pároco da roça”, e de zelo eucarístico, pois era ficou conhecido como o “Papa da Eucaristia”, falamos de São Pio X.

Nascido em 1835, numa pequena aldeia ao norte da Itália, Giuseppe Sarto, logo cedo deu mostras de sua generosidade e determinação, pois com a morte de seu pai, quis deixar os estudos para ajudar sua mãe, porém ela não deixou. Então, o menino se dedicou ao máximo. Seus biógrafos dizem que para ir à escola, ele caminhava 6 km, descalço, tendo quase nada para comer e já nesta época, ele expressava o desejo de ser sacerdote, o que veio a se concretizar, anos mais tarde.

Ordenado sacerdote em 18 de setembro de 1858, Pe. Giuseppe se aprofundou nos estudos teológicos e do direito canônico, se dedicou na restauração de igrejas, expandiu o hospital, e muito ajudou os doentes acometidos pela praga do cólera do início da década de 1870.

Por suas virtudes, nos anos que se seguiram, foram lhe dadas várias funções importantes, até quando no ano de 1903, ele que já Cardeal e Patriarca de Veneza, foi eleito Papa, para qual ele tomou o nome de Pio X. Como pontífice, redigiu importantes documentos para orientar a Igreja e se destacou por seu forte entusiasmo em aprovar decretos sobre o Sacramento da Eucaristia, nos quais recomendava e elogiava a comunhão diária.

Com muita caridade, conta-se que todo domingo, ele visitava os pátios, esquinas ou praças do Vaticano para pregar e explicar o Evangelho do dia. Em uma destas ocasiões, uma pessoa mostrou seu braço paralisado, e com muita compaixão, o Papa então se aproximou, tocou-lhe o braço, e o mesmo ficou curado. Por causa destes episódios, muitos o chamavam de santo e com muito bom humor, ele sempre respondia: “Não santo, mas Sarto”.

Neste dia, peçamos sua intercessão para que também caridosos, profundamente eucarísticos, e atuantes na evangelização. São Pio X, rogai por nós!