Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

20/01 São Sebastião
Compartilhar

Em tempos em que os valores religiosos são abandonados e tantos negam a fé, o santo que celebramos hoje, 20 de janeiro, é um grande exemplo de fé inabalável e sólida fidelidade, ele se chama São Sebastião. Natural de Narbonne na França, segundo seus biógrafos, Sebastião nasceu no século III e era filho de uma família nobre. Com a morte de seu pai, foi levado pela mãe para Milão na Itália, onde passou grande parte da sua vida.

Quando jovem, ingressou no exército imperial e por sua dedicação e talento atingiu os mais altos graus da hierarquia militar, inclusive ocupou o posto de Comandante do Primeiro Tribunal da Guarda Pretoriana durante o reinado de um dos mais cruéis imperadores romanos, um ferrenho perseguidor dos cristãos.

Denunciado ao imperador como sendo cristão, confessou diante de todos sua fé, e por isso foi acusado de traição e condenado à morte. Amarraram-no numa árvore e atiraram-lhe flechas, mas ele não morreu. Encontrado por uma cristã piedosa que muito o ajudou, Sebastião recuperou a saúde e se apresentou novamente diante do imperador e reafirmou sua fé. Foi lhe dado então, uma nova sentença de morte, Sebastião foi executado a pauladas e boladas de chumbo, açoitado até a morte e jogado nos esgotos. Após ter sido descoberto, seu corpo foi levado para as catacumbas romanas, e atualmente se encontra na Basílica de São Sebastião em Roma.

Peçamos ao Senhor neste dia, por intercessão de São Sebastião, as virtudes necessárias para que possamos morrer todos os dias para as ocasiões de pecado e não temamos o atual “martírio da ridicularização” a que se impõe aos cristãos. Que a exemplo do mártir deste dia, sejamos fiéis a Nosso Senhor custe o que custar.

São Sebastião, rogai por nós!