26/01 São Timóteo

Hoje, 26 de janeiro, celebramos a memória de São Timóteo, popularmente conhecido como o “braço direito de São Paulo”. De sua biografia, sabe-se que Timóteo nasceu na cidade de Listra, na Ásia, e foi educado na fé de sua mãe que era judia. Contudo, ao ouvir Paulo afirmar com autoridade que Jesus era o Messias esperado, aderiu a fé cristã e se dispôs a segui-lo.

Da confiança de Paulo, Timóteo o acompanhou em suas viagens a Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma, e alguns vezes foi enviado em seu nome para o representar. Nas duas cartas escritas à Timóteo, Paulo deixa claro sua afeição e consideração a ele como a um filho caríssimo: “quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe, Eunice, e não tenho a menor dúvida, habita em ti também” (II Tm 1,4-5).

Primeiro bispo de Éfeso, a Timóteo foi incumbido, a função de liderar a Igreja da Ásia Menor. Em seu apostolado, Timóteo deu à Igreja um autêntico testemunho de um entrega total e seguimento à Nosso Senhor Jesus Cristo e fidelidade pastoral, tanto que sua morte foi em nome desse zelo pela verdade. Segundo uma tradição, Timóteo interviu numa grande festa pagã, e discursou alertando os presentes sobre o culto que prestavam. A atitude irritou os líderes do culto que incitaram o povo a agredir Timóteo, que acabou sendo morto com a pedradas e pauladas.

Neste dia, peçamos a intercessão de São Timóteo para que vivamos conforme a nossa fé e para que tenhamos a coragem de assumi-la onde formos e com quem lidarmos.

São Timóteo, rogai por nós!