03/07 Notícias da Paróquia São Tomé

Celebramos neste dia, 3 de julho, o apóstolo que sempre é relacionado à dúvida e a incerteza, mas é precisamente este que pôde também contemplar o lado aberto de Jesus. Falamos de São Tomé.

A Escritura narra que oito dias depois da crucificação, estando as portas fechadas, Jesus entrou na sala onde estavam os discípulos, e lhes disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 26-28).

Conhecendo o coração de Tomé, Jesus lhe ajudou a crer. Acerca disso, São Gregório Magno afirmou: “A incredulidade de Tomé não foi um acaso, mas prevista nos planos de Deus. O discípulo, que, duvidando da Ressurreição do Mestre, pôs as mãos nas chagas do mesmo, curou com isso a ferida da nossa incredulidade”.

No dia de São Tomé, peçamos sua intercessão para que nós, na intimidade da oração, nos encontremos com Jesus e que por suas chagas nossa fé também seja avivada, para que independente das condições, dificuldades e obstáculos do cotidiano, creiamos sempre na ação poderosa de Deus.

São Tomé, rogai por nós!