02/05 Notícias da Paróquia Saúde Mental – A Arte de Ser Feliz

Dentro da Semana Missionária da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, aconteceu no sábado dia 27 de abril de 2024 às 14 horas, na programação do evento das Santas Missões Populares, uma Roda de Conversa com o tema: “Sofrimento Mental e a Arte de Viver”. O tema foi abordado pela Psicóloga Elmina Ferreira, da Associação Loucos por Você.

A Associação é uma organização Social sem fins econômicos. Acolhe Pessoas e Familiares em sofrimento mental, acometido ou não pelo abuso de álcool e outras drogas. Nesta Roda de Conversa foi abordado a história da loucura e os tratamentos desumanos nas práticas manicomiais.

A luta da Associação é pelo cuidado em liberdade, e é contra qualquer forma de segregação e exclusão. Desde a implantação da lei 10.216/2001, a entidade luta para que as diretrizes de políticas públicas de saúde mental aconteçam. A lei indicou subsídios para acolher.

Em Ipatinga ainda falta muitas coisas como: A implantação do CAPS-AD3, para atender pessoa que sofrem pelo uso abusivo de álcool e outras drogas; CAPS-3, aberto 24 horas, porque a crise psicótica não marca dia nem hora. O Centro dia e a residência Terapêutica, além de técnicos em saúde mental para atendimento ampliado.

A nossa esperança se renova quando a Igreja propõe abordar esse tema, mostrando uma Igreja Sinodal, como pede o Papa Francisco, mostrando de fato uma Igreja que se une às causas sociais. “Associação Loucos por Você agradece pelo convite, e parabeniza a equipe organizadora, que abriu o espaço da Comunidade para refletir este tema”.

A Associação Loucos por Você está com projeto na Avenida Esperança 470 no bairro Esperança-Ipatinga. As atividades acontecem das 14 às 17 horas, toda Terça e Quarta-Feira com Arterapia, e toda Quinta-Feira com Musicoterapia. Venha conhecer de perto este projeto.

Fotos: Sara Santos

Texto: Elminia Ferreira.