20/04 Notícias da Paróquia Sermão das 7 Palavras de Jesus na Cruz e Procissão do Cristo morto é realizado na Paróquia São Geraldo

A última sexta-feira santa, 15 de abril, em nossa Paróquia São Geraldo foi marcada pelo Sermão das 7 palavras e procissão do Cristo Morto. A programação aconteceu no Setor Esperança sob condução do Pe. Aloísio e do Diácono Henrique, e no Setor Bom Jardim  com Pe. Morini e Diácono Rogério.

A meditação do Sermão das 7 palavras de Jesus na Cruz feita pelo Pe. Geraldo Morini e que estava acompanhado do Diácono Rogério. Foram utilizadas as belas reflexões de Santo Afonso de Ligório complementadas com os comentários do Pe. Geraldo Morini que foram direcionados à nossa vida de comunidade. O encontro aconteceu na Comunidade Sagrada família que estava cheia, graças à presença de muitos fiéis.

Esse sermão lembra e medita sobre as últimas palavras de Jesus no Calvário, antes de sua morte. As sete palavras de Jesus são: “Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem…”, “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”, “Mulher, eis aí o teu filho… Filho, eis aí a tua Mãe”, “Tenho sede!”, “Eli, Eli, lama sabachtani? – Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?”, “Tudo está consumado!”, “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”.

Esse ano foi adquirida uma nova imagem do Cristo morto pela paróquia, por se tratar de uma imagem nova foi realizada a benção incensando e aspergindo com água a imagem, assim como o pedido da benção com a participação dos fiéis. Em seguida os fiéis saíram em procissão com a imagem do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores em direção à Matriz São Geraldo em recolhimento e meditando sobre as 7 palavras de Jesus, também foi clamada a misericórdia de Deus rezando o terço da misericórdia enquanto caminhavam.

Chegando à matriz foi feito o depósito do Cristo Morto em frente ao altar e foram distribuídos os ramos que estavam ornando o Corpo do Cristo aos fiéis, logo em seguida foi feito o encerramento e a benção final.

Lembremos também da Santíssima Virgem, Mãe das dores, que quanto mais o Filho se aproximava da morte, mais se aproximava da cruz. São Bernardo diz que no monte Calvário estes dois grandes mártires, Jesus e Maria, se calavam: a grande dor que os oprimia tirava-lhes a capacidade de falar. A Mãe contemplava o Filho agonizante na cruz, e o Filho, a Mãe agonizante ao pé da cruz, toda extenuada pela compaixão que sentia por suas penas. Peçamos sempre a intercessão da Santíssima Virgem em nossas cruzes e nos apoiemos na Cruz de Jesus para abastecermos as nossas forças e nos manter perseverantes no caminho de Jesus em meio às nossas cruzes.

Fotos e texto: Bruno

Agente Pascom – Comunidade São Geraldo

Confira algumas fotos destes dois momentos neste dia: