26/10 Sínodo dos Bispos 2021 – 2023

A Igreja no mundo inteiro vive um tempo muito importante na expectativa do Sínodo dos Bispos que será em outubro de 2023, pois este momento não é só de espera mas também de preparação, uma vez que o Sínodo é um processo de dois anos, que conta com três fases distintas.

A primeira fase iniciada solenemente no último dia 9 de outubro em Roma e no dia 17 de outubro nas dioceses do mundo inteiro, é o processo de escuta do povo de Deus nas Igrejas particulares entre os meses de outubro de 2021 e março de 2022, período onde serão promovidas reflexões locais a partir do tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Por ocasião da inauguração deste processo, o Papa Francisco afirmou que todos somos chamados a participar na vida da Igreja e na sua missão: “O Sínodo oferece-nos a oportunidade de nos tornarmos uma Igreja da escuta, uma Igreja da proximidade, que estabeleça, não só por palavras mas com a presença, maiores laços de amizade com a sociedade e o mundo”, apontou.

Em seguida, as dioceses terão que enviar as contribuições das Igrejas locais à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) até 25 de março de 2022, que organizará e as enviará para a próxima fase, a etapa Continental, prevista de setembro de 2022 a outubro de 2023. Por fim, teremos a terceira etapa, a fase da Igreja Universal, em outubro de 2023.

Em nossa Diocese de de Itabira – Coronel Fabriciano, a abertura Diocesana do Sínodo dos Bispos contou com Missas em nossas três Regiões Pastorais, e ao falar-nos do Sínodo na Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário, nosso Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti, recordou que nós estamos vivendo um momento histórico, pois o evento que teve início é o evento eclesial mais importante da história da Igreja desde o Concílio Vaticano II.