06/10 Notícias da Paróquia Solenidade a São Francisco de Assis é celebrada na Paróquia São Geraldo Magela em Ipatinga.

Após o tríduo preparatório a comunidade São Francisco de Assis da Paróquia São Geraldo Magela celebrou quarta-feira (04 de outubro de 2023) solenemente o dia de São Francisco de Assis padroeiro da comunidade. O Santo também é padroeiro dos animais e do meio ambiente. Para comemorar a data, a paróquia organizou o tríduo onde as comunidades foram convidadas a ajudar na liturgia e na celebração. O tríduo iniciou no dia 1º de outubro de 2023 presidido pelo Pe. Aloísio Vieira e presença da Comunidade São José. No segundo dia, presidido pelo Diácono Henrique Armstrong Carvalho Rodrigues e presença da Comunidade Maria de Nazaré. E o terceiro dia presidido pelo Pe. Geraldo Morini de Almeida com presença da comunidade São Geraldo Magela.

O santo é considerado padroeiro dos animais e da natureza, além de ser conhecido como o santo dos pobres. O Dia de São Francisco de Assis é comemorado dia 04 de outubro em memória à data de sua morte, em 1226.

Após dois anos da sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX, sendo considerada uma das mais rápidas canonizações da história da Igreja. Ele é conhecido por abrir mão de sua fortuna para se dedicar aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.

Em sua reflexão padre Geraldo Morini falou que “a Igreja relembra e venera o amor e a devoção daquele que foi imagem de Jesus Cristo, recebeu os estigmas, amou os pobres e soube chamar todas as criaturas de ‘irmãos e irmãs’. Lembrou da lição de São Francisco de Assis sobre o cuidado com o meio ambiente. “Lembremos também que São Francisco é o santo da ecologia. Deus nos deu a casa comum não para dominarmos, não para destruirmos, mas para cuidar com amor. Que São Francisco de Assis possa nos dar essa consciência ecológica, a consciência do amor ao próximo e a consciência do amor às criaturas de Deus, os animais, os nossos pets”, concluiu.

Texto e Foto: Maria de Lourdes Messias – Pastoral da Comunicação.