08/12 Notícias da Paróquia Solenidade da Imaculada Conceição de Maria

Hoje, 8 de dezembro, Igreja se encontra em festa pois celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, festa inscrita no calendário litúrgico em 28 de fevereiro de 1477, pelo Papa Sisto V. Séculos depois perante os debates teológicos sobre a concepção da Virgem Maria sem a mancha (em latim, macula) do pecado original, em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX definiu solenemente como dogma de fé católico, a verdade que “Maria foi concebida sem pecado”.

Diante da dificuldade de se aceitar a verdade da Imaculada Conceição de Maria visto que a redenção vem a partir da morte e ressurreição de Nosso Senhor, e Nossa Senhora nasceu antes de Jesus, a Igreja definiu que a Virgem Maria em provisão dos méritos de Cristo foi preservada de toda mancha do pecado desde a sua concepção.

De forma preventiva pelos méritos da Paixão de Nosso Senhor, Maria foi salva da mancha do pecado e de suas consequências, tendo em vista sua missão de ser a genitora do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, afinal “Pode o puro [Jesus] vir de um ser impuro? Jamais!” (Jó 14,4). Portanto, a lógica do dogma é essa: Cristo sem pecado, só poderia ter nascido de uma carne sem pecado. Sendo ela, a nova “Arca da Aliança” (Cf. Dt 10, 3) também ela não deveria conhecer a corrupção. Como reza a oração do Ofício da Imaculada Conceição: “Assim Vos livrou da culpa original, de nenhum pecado há em Vós sinal”.

Neste dia, nos juntemos a aclamação universal da Imaculada Conceição de Maria e manifestemos à Santíssima Virgem nosso amor e gratidão, pois como nos exorta São Maximiliano Maria Kolbe: “Não temas amar em excesso a Imaculada Virgem Maria. Não chegarás a amá-la como Jesus a amou”. Rezemos: Ó minha esperança, ó minha vida, ó minha fiel e Imaculada Virgem Maria defendei-me, nutri-me, escutai-me, instruí-me, salvai-me. Assim seja”. Com alegria, louvemos a Maria! Viva a Imaculada Conceição!