Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

08/12 Notícias da Paróquia Solenidade da Imaculada Conceição de Maria
Compartilhar

Hoje, 8 de dezembro, Igreja se encontra em festa pois celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, festa inscrita no calendário litúrgico em 28 de fevereiro de 1477, pelo Papa Sisto V. Séculos depois perante os debates teológicos sobre a concepção da Virgem Maria sem a mancha do pecado original, em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX define solenemente essa verdade como dogma de fé católico: Maria foi concebida sem pecado.

Diante da dificuldade de se aceitar a verdade da Imaculada conceição de Maria visto que a redenção vem a partir da morte e ressurreição de Nosso Senhor, e Nossa Senhora nasceu antes de Jesus, a Igreja definiu que a Virgem Maria em provisão dos méritos de Cristo foi preservada de toda mancha do pecado desde a sua concepção.

De forma preventiva pelos méritos da Paixão de Nosso Senhor, Maria foi salva da mancha do pecado e de suas consequências, tendo em vista sua missão de ser a genitora do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, afinal “Pode o puro[Jesus] vir de um ser impuro? Jamais!” (Jó 14,4), portanto, a lógica do dogma é essa: Cristo sem pecado, só poderia ter nascido de uma carne sem pecado. Sendo ela, a nova “Arca da Aliança” (Cf. Dt 10, 3) também ela não deveria conhecer a corrupção. Como reza a oração do Ofício da Imaculada Conceição: “Assim Vos livrou da culpa original, de nenhum pecado há em Vós sinal”.

Neste dia nos juntemos a aclamação universal da Imaculada Conceição de Maria, e louvemos ao Senhor por ter nos dado Sua mãe aos pés da Cruz, uma mãe que conheceu a onipotência de Deus pois “Ele fez n’ela maravilhas”, inclusive a modelou no ventre de Ana sem a mancha do pecado original! Livre do pecado a Virgem Maria é toda de Deus, totalmente esvaziada por Ele, e cheia de Sua graça, plena do Seu amor, que podendo gozar somente da presença dos anjos e santos, anseia estar entre seus filhos limitados e pecadores para nos transmitir sua santidade, e nos formar à medida que Nosso Senhor Jesus foi formado n’Ela!

Especialmente neste dia, manifestemos a Santíssima Virgem nosso amor e gratidão, pois como nos exorta São Maximiliano Maria Kolbe: “Não temas amar em excesso a Imaculada Virgem Maria. Não chegarás a amá-la como Jesus a amou”. Rezemos: Ó minha esperança, Ó minha vida, Ó minha fiel e imaculada Virgem Maria defendei-me, nutri-me, escutai-me, instruí-me, salvai-me. Assim seja”. Com alegria, louvemos a Maria, viva a Imaculada Conceição!

VEJA TAMBÉM