02/01 Notícias da Paróquia Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria

Diante da Virgem Maria no presépio, reunimos no primeiro dia do Ano Novo (2020) para rezar pela paz, celebramos com muita fé e esperança com aquela que nos trouxe o Salvador, pois ela nos trouxe o autor da vida. Sim iniciamos um ano novo, desejosos de praticar a paz que vem de Cristo. Por meio dele nos vem à esperança e o chamado ao compromisso para que nossas comunidades cristas, assim como Maria, sejam também um caminho concreto para a libertação.

Oito dias depois da Natividade, o calendário dos santos se abre com a festa de Maria Santíssima, no mistério de sua maternidade divina. Escolha acertada, porque de fato Ela é “a Virgem mãe de Deus. Humilde e mais sublime que toda criatura, objeto fixado por um eterno desígnio de amor”.
Maria concebeu por obra do Espírito Santo. Como todas as mães, trouxe no próprio seio aquele que só ela sabia que se tratava do Filho unigênito de Deus, que nasceu numa noite em Belém. Ela assumiu para si a missão confiada por Deus.

Sabedores disso os pastores foram às pressas a Belém, tomados por uma grande alegria, e lá tiveram um encontro com o Menino Deus, o Salvador. Viram o Menino, Maria e José. Louvaram e glorificaram a Deus por tudo que tinham visto. Também nós queremos viver a nossa fé na alegria. Somos convidados a ir a Belém, à casa do pão, a buscar o Pão que dá vida. Belém é aqui. Ele está no meio de nós.

Sejamos contemplativos e valorizemos a oração em nossas vidas. Pois a vida não se resume só em reclamar e a se encher de pessimismo. É preciso parar, meditar, e se for o caso, tentar voos maiores, como pessoas que acreditam. Que a esperança seja como asas para podermos continuar. Que assim seja a nossa vida no ano que se inicia, com a proteção da Mãe de Deus.

Que ao longo deste ano, procuremos, a exemplo dos pastores, ser pessoas que apontam caminhos de esperança e otimismo ao povo, frente aos desafios e dificuldades. Deus age através das pessoas e dos acontecimentos. Saibamos discernir a mão de Deus presente nos altos e baixos da vida.

Pastoral da Comunicação
Fonte: Dom Total e Elo Litúrgico