Celebramos neste dia a Solenidade de Cristo Rei, festa litúrgica criada em 1925, pelo Papa Pio XI, que marca o fim do Ano Litúrgico e onde a Igreja nos convida a celebrarmos Jesus Cristo Rei do Universo, centro da história universal. Neste dia, fazemos memória Àquele que é o alfa e o ômega, o princípio e o fim, e meditamos no mistério de sua vida e no anúncio do Reino de Deus.
Nesta festa litúrgica no ano de 2012, o Papa emérito Bento XVI explicou que “a Igreja nos convida a celebrar Jesus Cristo como Rei do universo; chama-nos a dirigir o olhar em direção ao futuro, ou melhor em profundidade, para a meta última da história, que será o reino definitivo e eterno de Cristo”.
Perante à pressão que o mundo faz para renunciarmos à Cristo e sua doutrina, aproveitemos a ocasião dessa solenidade para reafirmar nossa fé, e pedir à Nosso Senhor que nos conceda a humildade necessária para que Ele reine em nossos corações, que triunfe sobre nossas fraquezas e tendências ao pecado, e nos conceda a graça da perseverança, pois “se perseverarmos, com Ele igualmente reinaremos” (2 Tm 2, 12).
Unidos à Igreja no mundo inteiro, proclamemos que esperançosos ante à parusia já anunciada, desejamos fazer parte do reino de Nosso Senhor. Viva Cristo Rei!