24/11 Notícias da Paróquia Solenidade de Cristo Rei

Hoje, 24 de novembro, celebramos a Solenidade de Cristo Rei. Criada em 1925, pelo Papa Pio XI, esta festa marca o fim do Ano Litúrgico e nos convida a celebrarmos Jesus Cristo Rei do Universo, centro da história universal. Neste dia, fazemos memória Àquele que é o alfa e o ômega, o princípio e o fim, e meditamos no mistério de sua vida e o anúncio do Reino de Deus.

Por ocasião desta solenidade, no ano de 2012, o Papa emérito Bento XVI explicou que neste dia “a Igreja nos convida a celebrar Jesus Cristo como Rei do universo, chama-nos a dirigir o olhar em direção ao futuro, ou melhor em profundidade, para a meta última da história, que será o reino definitivo e eterno de Cristo”.

Em meio à pressão de uma sociedade cada vez mais indiferente aos valores religiosos e que pressiona os cristãos a serem relativistas, aproveitemos a ocasião dessa solenidade para reafirmar nossa fé, e para pedir à Nosso Senhor que nos conceda a humildade necessária para que Ele reine em nossos corações, que triunfe sobre nossas fraquezas e tendências ao pecado, e nos conceda a graça da perseverança, pois “se perseverarmos, com Ele igualmente reinaremos” (2 Tm 2, 12).

Neste dia, ao reafirmar que Cristo é rei, não há como não recordar do testemunho de tantos mártires, como os da Guerra Cristera no México. Igrejas foram fechadas, padres, bispos e demais fiéis assassinados e pendurados às margens das estradas de ferro, mas as últimas palavras de muitos ecoa e ecoará forte em nossos ouvidos: “Viva Cristo Rei!”

Unidos à Igreja gloriosa e aos irmãos que lutam para viver a fé nesta terra, reconhecemos o reinado de Cristo sobre todos os povos e nações, e esperançosos ante à parusia já anunciada, rezemos: “Venha a nós o vosso reino”.