29/06 Solenidade de São Pedro e São Paulo
Hoje, 29 de junho, a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, e a razão desta celebração ser conjunta se dá pela unidade dos dois apóstolos. Como vemos na história, os dois foram martirizados em Roma, foram fundadores da Igreja em Roma, e ali também, são padroeiros e representantes do Evangelho.
Entretanto, é preciso destacar que esta comunhão de coração dos dois apóstolos é ainda mais bela visto que eles não tinham características parecidas como notou Bento XVI: “Apesar de ser humanamente bastante diferentes e não obstante os conflitos que não faltaram no seu mútuo relacionamento, realizaram um modo novo e autenticamente evangélico de ser irmãos, tornado possível precisamente pela graça do Evangelho de Cristo que neles operava. Só o seguimento de Cristo conduz a uma nova fraternidade”, afirmou o Papa Emérito.
Neste dia, somos convidados a reconhecer o quanto precisamos nos espelhar em São Pedro e São Paulo para vivermos o testemunho cristão. Quantas vezes temos dificuldade de acolher aqueles que são diferentes de nós? Quantas vezes escolhemos quem vai servir conosco, preferindo nossos amigos? Quantas vezes, transformamos as diferenças em muros gigantescos que nos separam, sem perceber que somos causas de divisão em nossas comunidades?
Diante do testemunho de São Pedro e São Paulo, que se alinharam na disposição de doar suas vidas pela causa de Nosso Senhor Jesus Cristo, no anúncio do Evangelho e na defesa da Igreja, nos decidamos a ser pessoas que promovam a unidade. Renunciemos todo egoísmo, todas as mágoas e abramo-nos a vida fraterna, para seguirmos Jesus com “um só coração”, assim como fizeram os Apóstolos.
São Pedro e São Paulo, rogai por nós