28/06 Solenidade de São Pedro e São Paulo

Celebramos hoje, 28 de junho, a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Instituída no século IV, esta data nos recorda juntamente as memórias destes grandes apóstolos, importantes modelos de fidelidade a Nosso Senhor.

Sobre eles, nos disse o Papa Emérito Bento XVI em 2012: “Apesar de ser humanamente bastante diferentes e não obstante os conflitos que não faltaram no seu mútuo relacionamento, realizaram um modo novo e autenticamente evangélico de ser irmãos, tornado possível precisamente pela graça do Evangelho de Cristo que neles operava. Só o seguimento de Cristo conduz a uma nova fraternidade”, afirmou.

Devido a unidade de São Pedro e São Paulo, a tradição cristã os considera inseparáveis. Para tanto, a razão desta celebração ser conjunta é pela unidade no testemunho dos dois apóstolos, que alinhados na disposição de doar suas vidas pela causa de Nosso Senhor Jesus Cristo, no anúncio do Evangelho e na defesa da Igreja, assim viveram com abnegação e santidade nesta terra.

E essa unidade pode ser percebida na história dos dois apóstolos. Os dois foram martirizados em Roma, foram fundadores da Igreja em Roma, e ali também, são padroeiros e representantes do Evangelho. Enquanto São Pedro é invocado como a “rocha”, São Paulo é chamado de a “coluna do edifício espiritual da Igreja”, e por tudo isso são vistos como o oposto de Caim e Abel, já que eram um só coração.

Neste dia, para além de refletir sobre a importância de São Pedro e São Paulo para o cristianismo, somos convidados a pedir a intercessão deles, junto a Deus, para que eles que passaram por inúmeras tribulações sem perder a fé, nos ajudem nestes tempos incertos. São Pedro e São Paulo, rogai por nós!