24/06 Solenidade do Nascimento de São João Batista

Celebramos hoje, 24 de junho, a Solenidade do Nascimento de São João Batista, que tem o “privilégio litúrgico” de ser comemorado duas vezes pela liturgia da Igreja, no seu nascimento e no seu martírio.

Tal direito se deve à grandeza da missão de João Batista recebida no ventre de sua mãe: “E tu menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados” (Lc 1,76-77). Uma missão que foi reconhecida pelo próprio Jesus: “Digo a verdade a vocês: Do meio dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista” (Mt 11,11).

Para este encargo, São Lucas conta que São João Batista foi redimido do pecado original antes de seu nascimento: “apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio” (Lc 1, 41). Por sua vez, ciente de sua missão, João Batista levou uma vida condizente ao título que recebera, testemunhou a verdade sem medo das consequências e ao final não hesitou em dar sua vida pelo “Cordeiro de Deus”.

Diante da beleza e força do testemunho de São João Batista, somos convidados a como ele, contemplar e nos conscientizar da ternura e do querer de Deus sobre nossas vidas. Como ele, somos um projeto de Deus, e compreender isso elimina vários traumas, pois apesar das circunstâncias pelas quais nós viemos ao mundo, precisamos compreender que antes, nós fomos sonhados por Deus e também designados à importantes missões.

Sabemos que muitos passaram e passam por sofrimentos reais para corresponder o chamado da vida, mas como João Batista, precisamos enxergar segundo a visão de Deus sobre nós. O que Ele desejou? O que Ele sonhou para minha vida? Minhas lutas e minhas escolhas correspondem ao amor de Deus? Que São João Batista interceda para que sejamos capazes de viver nesta terra com a dignidade e a alegria de quem sabe que nasceu do querer de Deus.

São João Batista, rogai por nós!