28/06 Notícias da Paróquia Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Hoje, sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A origem desta devoção se deve às três revelações feitas por Nosso Senhor Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque, nas quais ele manifestou o desejo que fosse instituída a Festa ao seu Sagrado Coração.

Nas aparições Jesus mostrou a freira o Seu sagrado coração e deixou doze grandes promessas às pessoas que participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras: “Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora”.

Honrar o Sagrado Coração de Jesus é precisamente reconhecer o coração que tanto amou os homens, a ponto de ser ferido, crucificado. Ao contemplá-lo, encontramos a sede de todo Seu bem querer pela humanidade, de um amor abrasador e ao mesmo tempo sublime. O Coração de Jesus, como órgão essencial para a vida da Igreja, é a fonte de todas as graças, pois por Ele nos vem todo amor e sorte de bênçãos. Ele é o lugar que devemos render toda a gratidão e devoção, e já experimentar um vestígio da intimidade que viveremos no céu. Sobre isso, nos exortou São Gregório Magno: “Aprendei do Coração de Deus e nas próprias palavras de Deus, para poderdes aspirar ardentemente às coisas eternas”.

Neste dia, peçamos ao Senhor por intercessão de Santa Margarida Maria Alacoque, que os nossos corações possam bater na frequência do Sagrado Coração de Jesus, e que em desagravo às ofensas recebidas pela indiferença dos homens, possamos alargar as portas dos nossos corações para amá-Lo a cada dia mais.