25/06 Notícias da Paróquia Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo

No próximo domingo os católicos do mundo inteiro celebram a solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Eles são considerados colunas da Igreja, por isso, a eles é devido um culto especial. Na verdade, a data da celebração é 29 de junho que, segundo uma antiga tradição romana, é o dia em que os dois Apóstolos foram martirizados. No entanto, a Igreja, querendo venerar de forma condigna estes dois gigantes da fé, transfere a celebração para o domingo seguinte, neste ano, dia 30 de junho.

A solenidade de São Pedro e São Paulo é muito antiga. Em meados do século III já encontramos testemunhos desta celebração.

Santo Agostinho, no século V, afirma: “Num só dia celebramos o martírio dos dois Apóstolos. Na realidade, os dois eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu. Celebramos o dia festivo consagrado para nós pelo sangue dos Apóstolos. Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois Apóstolos”.

Os Evangelhos contam-nos em breves linhas a vocação de Simão Pedro. Seu irmão André, depois de passar um certo tempo com Jesus, encontra-se com Simão e anuncia-lhe: “Encontramos o Cristo”. Em seguida, leva-o até Jesus que, olhando para ele, diz: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas! – que quer dizer Pedro” (Jo 1,40-42). Mais tarde, ao confiar-lhe o ministério de “ligar e desligar”, disse: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18). A palavra Cefas ou Pedro, além de rocha dura, significa também rochedo escavado e abobadado, como uma gruta rochosa que serve de descanso, refúgio e abrigo, aos fugitivos em época de invasões, guerras e perseguições. Serve também para abrigar os pobres que vivem ao relento.

Porque São Pedro foi o primeiro Papa, a Igreja passou a celebrar, no dia de sua festa, o Dia do Papa.

Cleiton Marcos
Ministério dos Acólitos