Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

10/08 Solidariedade Cristã
Compartilhar

Do dicionário, a palavra solidariedade pode significar sentimento de compaixão pelos necessitados ou injustiçados, apoio em favor de uma causa ou de um movimento, e até mesmo o compartilhamento de ideias e doutrinas ou de sentimentos.

Entretanto, o Catecismo da Igreja Católica define solidariedade como uma “virtude eminentemente cristã que pratica a partilha dos bens espirituais mais ainda que dos materiais” (§1948). Isso porquê, “difundindo os bens espirituais da fé, a Igreja favoreceu também o desenvolvimento dos bens temporais, aos quais muitas vezes abriu novos caminhos”.

Porém, o Catecismo acrescenta que “a presença dos que têm fome por falta de pão, revela outra profundidade deste pedido. O drama da fome no mundo convoca os cristãos que rezam em verdade para uma responsabilidade efetiva em relação a seus irmãos, tanto nos comportamentos pessoais como em sua solidariedade com a família humana”.

Dessa forma, somos convocados a viver a virtude da solidariedade de forma integral, de modo a colaborar com os que sofrem, por meio de nosso acolhimento e orações, e com bens materiais a fim de amenizar também os sofrimentos físicos. Diante disso, o Catecismo nos recorda que “a solidariedade internacional é uma exigência de ordem moral. Em parte, é da solidariedade que depende a paz mundial”.