08/04 Notícias da Paróquia Tríduo Pascal

O Tríduo Pascal é uma grande e única celebração Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor que começa na quinta-feira e termina no sábado, ou seja, é uma celebração em três dias com momentos distintos. Para compreender essa particularidade, vale ressaltar que há um sinal litúrgico próprio do Tríduo Pascal que é a invocação a Santíssima Trindade.
Começa-se o Tríduo com a Celebração da Instituição da Eucaristia, Ceia do Senhor, “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” como de costume, mas não se finaliza esta celebração. O segundo dia do Tríduo, a Sexta-feira da Paixão não é missa, há a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor que conta com leituras e orações, Adoração da Cruz e a Comunhão. No terceiro dia do Tríduo, para dar início a celebração do Sábado Santo conta-se com a bênção do Fogo Novo onde é aceso o Círio Pascal. Somente ao fim desta liturgia se dá a bênção final “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” e se encerra o Tríduo Pascal.
Nesse aspecto, é interessante que o mistério pascal conta diferentes fases ao longo dos três dias, que se completam e dão sentido entre si. Portanto, para bem viver o mistério da Páscoa do Senhor, se faz necessário que vivamos o Tríduo Pascal com muita atenção e devoção, pois ele é o ponto alto da Semana Santa, e é uma oportunidade de uma “preparação intensiva” para celebrarmos dignamente a Solenidade da Ressurreição do Senhor.