01/11 Um ano rico na fé e nas ações leigas

Queridos Amigos e Amigas,

neste mês quero dirigir-me, em especial, aos Cristãos Leigos e Leigas, que colocam a vida em doação nas Pastorais, nos Movimentos e Serviços da Igreja, nesta Paróquia São Geraldo. O trabalho dos leigos e leigas é fundamental para a Igreja. São homens e mulheres de diversas idades que trabalham em benefício de um bem maior. Através do amor dessas pessoas, é possível aliviar um pouco as dificuldades do próximo e levar a Palavra de Deus a todos os cantos, sempre em comunhão com a Igreja. Do dia 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, ao dia 25 de novembro de 2018, a Igreja do Brasil celebra o “Ano do Laicato”.

O objetivo principal do Ano do Laicato como Igreja, Povo de Deus, foi celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. Para isso, foram colocados como objetivos específicos: comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os leigos (1987) e os 30 anos da publicação da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988); dinamizar o estudo e a prática do documento 105: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” e demais documentos do Magistério, especialmente os do Papa Francisco, sobre o Laicato e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais” (Dap, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.

Através dos leigos, a Igreja se faz presente nos diversos ambientes sociais, impregnando-os da mensagem de Jesus Cristo, semeando os valores evangélicos da solidariedade e da justiça, empenhando-se decisivamente na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, sinal do Reino de Deus.

Sou grato a cada um que tem colaborado na Evangelização, neste pedaço de chão. Você, Agente de Pastoral – Leigo e Leiga – tem sido fundamental para que possamos colocar em prática a Ação Evangelizadora. Digo para você, que mesmo com os desafios que, às vezes, enfrentamos, estou aprendendo e muito com cada um de vocês. Tenho encontrado Leigos e Leigas dinâmicos, animados, sonhadores e trabalhadores, que amam o que fazem e que têm alegria em colocar a vida a serviço.

Acredito que vocês são fundamentais na construção da Igreja plural e acolhedora, pautada na vivência dos vários dons e no diálogo. O nosso muito obrigado a todos e todas que, em muitos espaços da Igreja e da Sociedade, ajudam às demais pessoas a levarem a Boa Nova a todos os cantos. Obrigado pelo seu testemunho!
Percebo que através de vocês, a Igreja se faz presente nos diversos ambientes sociais, impregnando-os da mensagem de Jesus Cristo, semeando os valores evangélicos da solidariedade e da justiça, empenhando-se decisivamente na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, sinal do Reino de Deus. Como é bom ter Leigos que se fazem presentes no mundo,em espaços que, muitas vezes, nós Padres da Igreja, não temos condições de estar presentes! Adiante e não se desanimem, mesmo que nós, Padres e a Igreja, muitas vezes, não temos pernas e fôlegos para acompanhar vocês! Continuem sendo “sal da terra e luz no mundo”!

Muitas bênçãos de Deus em sua vida, pela intercessão de N. S. Aparecida e São Geraldo!

Rezem por nós! E vamos que vamos, juntos na Construção do Reino de Deus!

Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira
Pároco