06/10 V Jornada Mundial dos Pobres

No próximo dia 14 de novembro de 2021, a Igreja celebrará a V Jornada Mundial dos Pobres, que este ano terá como tema “Sentes compaixão?”, e como lema bíblico “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7).

Em sua mensagem para a quinta edição da Jornada Mundial dos Pobres, publicada no último dia 13 de junho, o Papa Francisco observou que “o Evangelho de Cristo impele a ter uma atenção muito particular para com os pobres e requer que se reconheça as múltiplas, demasiadas, formas de desordem moral e social que sempre geram novas formas de pobreza”.

O Santo Padre destacou que esta situação teve um agravante, a pandemia, e desde o ano passado, multiplicou-se ainda mais o número dos pobres, e por isso em alguns países as pessoas mais vulneráveis se encontram privadas de bens de primeira necessidade: “Um olhar atento requer que se encontrem as soluções mais idóneas para combater o vírus a nível mundial, sem olhar a interesses de parte”, pontuou o Papa.

Nesse aspecto, o Papa Francisco ressaltou que “a solidariedade social e a generosidade de que muitos, graças a Deus, são capazes, juntamente com projetos clarividentes de promoção humana, estão a dar e darão um contributo muito importante nesta conjuntura”.

Para tanto, convidou à Igreja e à sociedade para não apenas “ficar à espera que batam à nossa porta” mas ir ao encontro deles, nas suas casas, aos hospitais, casas de assistência, na estrada e nos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento, além disso, afirmou: “É importante compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”.