02/08 VI Congresso Estadual da IAM na cidade de Piranga – Arquidiocese de Mariana (MACG)

Aconteceu nos dias 26 a 28 de julho, o VI Congresso estadual da IAM em Piranga na arquidiocese de Mariana. Com o tema: “IAM: Igreja em missão no mundo” e lema: “Deixai vir a mim os pequeninos”(Mc 10,14), o encontro contou com representantes das 8 dioceses mais 5 regiões da arquidiocese de Mariana, que somaram 190 participantes entre crianças e adolescentes.

Na abertura do Congresso, o assessor arquidiocesano da IAM, Pe. Adelson Laurindo, e a coordenadora leiga da IAM, Iva Fernandes, conduziram um momento de oração e animação, seguido de uma formação com o Pe. João Paulo, sobre os “sinais da presença de Deus nas culturas”. Ainda na parte da manhã, Dom Ailton José presidiu a Santa Missa e em sua homilia deixou bem claro que desde crianças somos chamados a ser missionários.

Após o almoço, a formação ficou por conta do professor Rodolfo Lourenço que trabalhou o tema “Meios de comunicação como instrumento de evangelização”. Em seguida foram desenvolvidas oficinas, onde os grupos escolheram 2 compromissos para serem realizados na IAM, o primeiro foi rezar o terço missionário nas famílias, atendendo ao convite do Papa Francisco de usar a oração como forma de evangelizar todos os povos, e o outro foi usar as redes sociais para evangelizar através dos testemunhos, também curtindo e compartilhando conteúdos que promovem formação missionária, a união e a paz.

No domingo de manhã, celebrou-se a missa de envio e divulgou-se que o próximo Congresso será na arquidiocese de Belo Horizonte e também foi apresentada a nova coordenadora estadual, Sandra Bonine, da Paróquia São Sebastião da cidade de Coronel Fabriciano. Depois da missa, ao som do Bate Latas Missionário, os participantes saíram pelas ruas da cidade a cantar e rezar.

Para finalizar o evento, todos tiveram um almoço fraterno e em seguida retornaram para suas casas, com o coração renovado e cheio de ardor pela missão de tornar Jesus conhecido e amado em todos os lugares.

Daiane Cristina – Assessora da IAM
Paróquia São Geraldo – Ipatinga (MG)