07/03 Notícias da Paróquia Via Sacra

A Via Sacra é um piedoso exercício de pratica de oração que comumente se faz durante a quaresma na Igreja, como preparação da Solenidade da Páscoa. Percorrem-se os últimos passos de Jesus, até a ressurreição, meditando o fato acontecido e atualizando de acordo com o tema da Campanha da fraternidade. Este ano, por exemplo, o tema é Fraternidade e Políticas Públicas.

Entretanto esse exercício piedoso não é restrito apenas para a quaresma e semana Santa. Poderá ser feita em qualquer época do ano. Muito comum ser feito em retiros de leigos ou religiosos como preparação para a confissão. Tem um sentido penitencial. Diariamente em Jerusalém percorre a Via Doloroso, grupos de peregrinos refazendo o trajeto original do lugar da condenação de Jesus até o local da Ressurreição. Vivem a Via Sacra no mesmo lugar, cidade e caminho de Jesus. A via sacra é feita conforme os dias que os grupos de peregrinos estão em Jerusalém. Portanto em qualquer época do ano.
Em nossa Paróquia nesse tempo especial de penitência, nas 6 semanas que antecedem a Semana Santa iremos durante às sextas-feiras refletir a Via Sacra em nossas comunidades às 19h30.
Cleiton Marcos – CPP
abiblia.org