Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

21/09 Notícias da Paróquia Visita aos Enfermos
Compartilhar

O significado da palavra “misericórdia” está na junção dos termos latinos “miserere”, cuja tradução é “ter compaixão”, e “cordis”, que é “coração”. Misericórdia então, é “ter compaixão de coração”, que se traduz na capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, e com empatia ser solidário com o que o outro vive. Pode-se dizer também, que ter misericórdia, é ter o sentimento de compaixão, pela desgraça ou pela miséria alheia.

Presente em muitas religiões, o conceito de misericórdia pode se confundir com atos de bondade para com os comiserados, mas para nós cristãos, a misericórdia é um atributo de Deus, que nos convida a sermos semelhantes a ele, a fim de praticarmos também a misericórdia. Podemos afirmar então que sem a prática das obras de misericórdia pedidas por Jesus não existe uma verdadeira confiança à misericórdia divina, tanto que Jesus nos determinou através de Santa Faustina: “Estou exigindo de ti atos de misericórdia, que devem decorrer do amor para comigo…Eu te indico três maneiras de praticar a misericórdia para com o próximo: a primeira é a ação, a segunda a palavra e a terceira a oração”.

Por isso, entre as obras de misericórdia que a Igreja sugere aos fiéis está a visita aos enfermos. Seu valor está no gesto de ir ao encontro dos mais necessitados, oferecendo-lhes um pouco de ternura para aliviar-lhes os sofrimentos. Este ofício nos põe concretamente no seguimento de Jesus, pois nos permite imitá-lo na prática da misericórdia, já que no coração misericordioso de Jesus, os sofredores e menos favorecidos sempre tiveram um lugar especial. Quanto a eles nos garantiu Nosso Senhor : “O que fizestes a um dos menores destes meus irmãos a mim o fizestes” (Mt 25, 40).

Sabemos que visitar os enfermos cabe a todos, mas também faz parte da atuação dos agentes da Pastoral da Saúde, Ministros Extraordinários da Comunhão, bem como os sacerdotes e diáconos. Contudo, para que a visita venha acontecer, visto os vários trabalhos da paróquia, se faz necessário agendar na secretaria paroquial, pelos telefones (31) 3826-5213/ 98699-0212. Realize seu pedido de visita também em nosso site ou aplicativo da paróquia.

Faça seu pedido: 

Pedido de Oração

VEJA TAMBÉM