31/05 Visitação de Nossa Senhora

Hoje, 31 de maio, finalizando Mês de Maria, celebramos a Visitação de Nossa Senhora, festa que nos remete a visita da Virgem Maria à Sua prima Santa Isabel e nos diz muito de Sua disposição.

Sobre este fato, o Evangelho nos conta que após o Anjo Gabriel lhe aparecer e comunicar Sua missão, Maria se dirigiu apressadamente a uma região montanhosa para visitar Sua prima Isabel.

Segundo estudiosos, a distância que ela percorreu para chegar à cidade de Isabel é de aproximadamente 100 a 150 quilômetros, trajeto que se faz em 32 horas, e que para uma grávida, deve ter sido ainda mais exaustante. Ao encontrar Isabel, ela apenas ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio, ela ficou cheia do Espírito Santo e então exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.

Em seguida, disse ainda: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?”. E aqui, nos deparamos com que os estudiosos chamam de tipologia bíblica, que é uma estrita relação entre um texto do Antigo e do Novo Testamento. Neste caso, nos recordamos de Davi ao receber a Arca da Aliança também exclamou: “Donde me vem que a arca do Senhor me venha visitar?”. Devido a esta e outras semelhanças surpreendentes, a tradição da Igreja logo atribuiu a Nossa Senhora o título de “Nova Arca da Aliança”.
Nossa Senhora podia ter ficado receosa porque estava grávida, ainda mais por esperar o Filho do Altíssimo, mas ela focou na graça que seria estar com sua prima e foi em sua direção. De fato, este encontro foi importante não só para elas, mas tornou-se significativo para a história da salvação, tanto que é chamado de “Pequeno Pentecostes”.

Nos tempos difíceis que vivemos, muitas vezes, uma simples mensagem nos traz esperança e alegria. Peçamos a Virgem Maria que nos conceda a graça de ser cada vez mais sensíveis à dor do outro, e que nos ajude a sair de nós mesmos, para irmos ao encontro do irmão, mesmo que seja virtualmente.

Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!