10/08 Vocação Sacerdotal, Matrimonial, Religiosa e Leiga

Oportunamente em agosto, Mês Vocacional, abordaremos um pouco mais sobre este tema, de modo a contribuir para o esclarecimento e valorização das formas de responder “sim” ao “segue-Me” de Jesus, que são elas: Vocação Sacerdotal, Matrimonial, Religiosa e Leiga. Falemos um pouco sobre cada uma delas.

A vocação sacerdotal nos diz do sacramento da Ordem, pelo qual alguns homens são chamados a exercer na Igreja, a mesma missão confiada por Jesus aos Apóstolos. Sobre a importância da pessoa do padre, São João Maria Vianney nos fez uma provocação: “Quem recebeu vossa alma à sua entrada na vida? É o sacerdote. – Quem a sustenta para dar-lhe a força de fazer sua peregrinação? O sacerdote. – Quem há de prepará-la para se apresentar diante de Deus, purificando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote”.

Por sua vez, o Matrimônio é o sacramento do amor entre um homem e uma mulher, que os convida a uma íntima comunidade de vida e de fé. Sobre ele, disse-nos o Pe. Douglas de Freitas Ferreira: “A vocação ao matrimônio é radicada na criação sendo parte do projeto do Altíssimo que, ao criar o homem a sua imagem e semelhança, os quis masculino e feminino revelando, assim o mistério nupcial que se baseia na diferença sexual, na complementaridade, unidade e abertura à vida revelando, assim, o mistério de Deus sendo, portanto, o ponto chave para entender a vocação ao amor, matrimonial”.

Já a Vocação Religiosa, ela não se dá por meio de um sacramento, mas se concretiza no compromisso de ser “todo de Deus”, na doação total no serviço do Seu Reino para a edificação da Igreja e a salvação das almas, isso sob a direção e com vínculo na Ordem, Congregação ou Instituto, onde o vocacionado ingressou.

Por fim, temos a Vocação dos Leigos, que compõem a maior parte da Igreja. Sua missão é ser presença de Jesus Cristo no meio em que vive, correspondendo assim ao chamado à santidade e ao apostolado, aos quais é convocado todo batizado.