Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE novembro de 2023
Ajudar a quem realmente precisa

Na África, todas as manhãs, a zebra acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão se quiser se manter viva. Todas as manhãs, o leão acorda sabendo que deverá correr mais que a zebra se não quiser morrer de fome. Conclusão: Não faz diferença se você é zebra ou leão, quando o sol nascer você tem que começar a correr.

Precisamos correr todos os dias para não morrermos à beira do caminho. Lutar pelo pão de cada dia, lutar para manter nossos relacionamentos, lutar para manter nossa saúde física, mental e espiritual, lutar para manter nossa dignidade, lutar para manter nosso padrão de vida etc. “Lutar se não quisermos morrer de fome”.

Por outro lado, precisamos correr todos os dias para não sermos engolidos. Lutar para não perdermos o emprego, lutar para não sermos excluídos da sociedade, lutar para não ficarmos sozinhos, lutar para não sermos diminuídos etc.

Só que ‘lutar’ dá muito trabalho. Muitos de nós, então, prefere viver na inércia, na preguiça, viver às custas dos outros. Não são poucos os que, mesmo podendo trabalhar, preferem viver do auxílio do governo, viver às custas dos pais, viver às custas de alguma ONG etc. Não são poucos os que preferem viver como ‘bobos da corte’ para sentir-se aceito socialmente. Não são poucos os que aceitam viver sem dignidade, como se isto fosse da vontade de Deus, ignorando que ‘dignidade’ é conquistada e não recebida, como presente. Então, não preciso “correr para não morrer de fome.”

Mas, também existem aqueles, e também no são poucos, que gostam do lugar de ‘coitadinho’, digno da pena alheia, merecedores da caridade alheia. Isto, para não serem engolidos, aniquilados. Os outros, tendo pena de mim, não vão me engolir. Então, não preciso ‘correr para me manter vivo.’

Os Santos Ensinamentos Bíblicos nos exortam a lutar, lutar até o martírio se necessário for, para vivermos como filhos de Deus, material e espiritualmente. Lutar contra o pecado, em nós e na sociedade, mantendo-nos na santidade: “Sede santos, porque eu sou santo” (1Pd.1,16), conforme Lv.11,44: “Pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo. Não vos contaminareis com es­ses animais que se arrastam sobre a terra,”. Viver, materialmente falando, como filhos de Deus: “Aliás, quando estávamos convosco, nós vos dizíamos formalmente: Quem não quiser trabalhar não tem o direito de comer.” (2Ts.3,10) Materialmente falando, lutar pelos que não podem lutar e não por aqueles que não querem lutar. Lutar por nós e por aqueles que, por sua fraqueza, não conseguem o pão de cada dia, não conseguem viver dignamente, não conseguem conquistar relacionamentos, não conseguem manter a saúde física, mental e espiritual. Lutar por aqueles que não conseguem, por sua fraqueza, e não por aqueles que não querem. Lutar por aqueles que não conseguem, por sua fraqueza, sem vitimiza-los e sem instrumentá-los.

Todos nós devemos nos conduzir e ajudar aos outros a chegarem à adultícia da fé, do seguimento de Jesus Cristo, e à adultícia da fraternidade. Onde todos tenham vida e vida em abundância (conforme Jo.10,10)

Você tem crescido na fé ou, entra ano e sai ano, você continua com a mesma estatura na fé, na santidade? Você tem crescido na vida material e social ou, entra ano e sai ano, você continua com a mesma estatura material e social?

Lembre-se que é ajudando-nos mutuamente que crescemos tanto na fé quando na vida material.

Pe. Aloísio Vieira