Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE fevereiro de 2024
Assembleia Paroquial – Diagnóstico de Prioridade

Este ano pretendemos realizar uma assembleia paroquial, onde vamos eleger prioridades para os próximos quatro anos.

“Prioridade é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata, preferencial ou emergencial. Normalmente a prioridade está relacionada a algo importante que ocorre em primeiro lugar em relação aos demais, seja em questão de tempo ou de ordem.”

Quando elegemos prioridades não quer dizer que vamos deixar as demais coisas de lado; mas, que vamos empreender esforços preferenciais para realizá-las. Vamos a um exemplo: imagine que uma dona de casa tenha roupas para lavar, almoço para fazer, limpeza da casa para realizar. Tudo naquele dia.  Então, ela começa a lavar roupas, logo depois de tirar a mesa do café da manhã, lavar as vasilhas e guardar tudo. Ela faz isto porque quer aproveitar o sol da tarde para secar as roupas. Na parte da tarde, ela quer arrumar a casa, enquanto a roupa seca no varal. Mas, fazer o almoço, servir e recolher a mesa e lavar as louças, tem hora marcada. Então ela se programa, estabelecendo um horário para começar a fazer o almoço. Naquela hora marcada, ela deixa de lavar as roupas, para fazer o almoço. Mesmo que não tenha terminado de lavar as roupas. Depois do almoço, ela termina de lavar as roupas e começa a limpar a casa.

Usando este exemplo acima, vamos ver os passos que queremos dar este ano.

De manhã ou no dia anterior, esta dona de casa pensou no que teria que fazer naquele dia e viu que, dentre todas as coisas sob sua responsabilidade, lavar roupas, fazer almoço e limpar a casa eram as coisas que teria que fazer, pois as outras coisas já estavam encaminhadas. Em outras palavras, ela fez um diagnóstico, ou seja, esta dona de casa olhou para a realidade e concluiu que não precisava fazer a feira, pois tinha o suficiente para aquele dia; não tinha contas para pagar na lotérica, pois já tinha pago todas; poderia deixar a varanda e calçada para outro dia, pois não estavam tão sujas assim etc.

Vamos fazer o diagnóstico da realidade de nossa paróquia, olhando para cada comunidade e para a paróquia como um todo. Com este levantamento da realidade é que a assembleia vai trabalhar e tirar as prioridades. Este diagnóstico será feito por meio de um livrinho, com textos e perguntas. Nas respostas destas perguntas é que estará o diagnóstico. A equipe de planejamento é que cuidará da confecção do livrinho, da condução do trabalho com o livrinho nas comunidades e nos grupos eclesiais, da compilação das respostas e na preparação destas para o trabalho da assembleia. Você, que está lendo este artigo, está convidadíssimo a participar, mesmo que você não faça parte de nenhum grupo eclesial (pastoral, movimento ou serviço). Procure algum conhecido que faça parte e diga a esta pessoa que quer participar e vá com ela na reflexão. Dê sua opinião, diga o que você acha. Infelizmente não será possível considerar a sua resposta sozinha, ou seja, você pega um livrinho, faça a leitura dos textos, dê as suas respostas às perguntas e entregue a alguém ou na secretaria. Isto não será possível, pois todas as respostas terão o mesmo peso.

No próximo número do nosso informativo falaremos mais sobre o assunto. Acompanhe o desenrolar da nossa assembleia, não fique de fora.

Pe. Aloísio