Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE junho de 2022
Compartilhar
Estar no mundo, mas não ser do mundo

De modo geral é viver como Jesus viveu em nosso meio. Mais uma vez somos chamados a seguir o mestre.

Estar no mundo é ter consciência de que não estamos alheios às realidades terrenas, isentos do que acontece no mundo. O que acontece no mundo nos afeta também, sofremos as consequências dos caminhos por onde o mundo anda. Se há carestia, sofremos os reflexos; havendo crescimento da marginalidade, somos afetados; havendo desemprego, também podemos ficar desempregados; melhorando a vida de todos, a nossa também vai melhorar e assim por diante.

Jesus aprendeu e exerceu a profissão de seu pai, carpinteiro; Jesus viveu numa Israel dominada pelo Império Romano; também passou por carestia, marginalidade, desemprego etc. Jesus era igual a nós em tudo, exceto no pecado.

Estar no mundo também é sentir fome, frio, cansaço, alegria, tristeza, perder, ganhar, ser derrotado, derrotar, fracassar, ter sucesso, tomar decisões e passar pelas consequências dela, sofrer as consequências das decisões dos outros, principalmente dos governantes etc. Jesus também teve que passar por tais situações. Jesus assumiu a condição humana em tudo.

Estamos no mundo e passamos pelo que o mundo passa. Não somos anjos ou coisa semelhante. O discípulo de Jesus está com suas raízes no mundo.

No entanto, não somos do mundo. Ser do mundo é reagir ao que nos acontece da forma que o mundo quer, viver pelos princípios e valores que o mundo prega, ver as coisas como o mundo as vê.

O cristão reage, vive pelos princípios e valores e vê o mundo como Jesus. É aqui que está a diferença entre o cidadão do mundo e o cidadão do Céu. Olhar o mundo com os olhos da fé, do espírito e não com os olhos da carne. Entender o mundo com os dons do Espírito Santo e não entender o mundo com da forma que o mundo quer. Eis alguns exemplos: o mundo ensina a ser servido, Jesus ensina a servir; o mundo ensina a acumular, Jesus ensina a partilhar; o mundo ensina a valorizar o ter, o poder e o prazer, Jesus ensina a valorizar o ser, o servir e os prazeres do espírito. E assim por diante.

Mas, há dois riscos grande, para os quais devemos chamar a atenção.

A primeira delas é ser cristão materialista, isto é, achar que o Reino de Deus será completamente construído aqui na terra. Que o Céu, o Paraíso será aqui na terra. Estas pessoas entendem que a fé deve servir exclusivamente para a luta pelos bens materiais e pelas condições dignas de vida para todos. Que a fé não tem outro sentido. Com isto, desvalorizam a oração, a contemplação, a adoração, os retiros espirituais etc. São aqueles cristãos que acham que a cruz de Cristo só tem o travessão horizontal.

A segunda é ser cristão desencarnado, espiritualista. Estes cristãos acham que nem estão no mundo. Pregam o puritanismo, o afastamento das coisas deste mundo, o não envolvimento com as lutas diárias de todos os seres humanos. Diante das adversidades da vida, clamam a Deus por soluções miraculosas. Tudo que eu precisar o Cara lá de cima vai me dar, vai providenciar. Para estas pessoas, a crus de Cristo só tem o travessão vertical.

Mas, todos nós sabemos que sem os dois travessões (horizontal e vertical) não temos a cruz.

Gosto muito do exemplo do trabalhador rural, para compreender isto. O trabalhador rural sabe que se ficar assentado na varanda de sua casa, o saco de arroz não vai cair no seu colo. Então ele se levanta, pega seus instrumentos de trabalho e vai preparar a terra. Ele limpa a terra, passa o arado, cova a planta. Ele sabe que, apesar de todo o trabalho que teve, isto não é garantia de que a terra vá produzir. Ele confia que Deus vai fazer a terra fértil, vai fazer a semente vai germinar, crescer florir e frutificar, vai mandar a chuva, vai dar o dia e a noite etc. Confia que Deus fará a sua parte para que, no final, ele possa colher.

É desta forma que devemos viver a nossa fé.

Que Jesus esteja presente em sua vida e faça você despertar para a participação na comunidade, trabalhando em alguma pastoral, para o bem da comunidade e do Reino de Deus.

Pe. Aloísio.