Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE maio de 2022
Compartilhar
Na Missa, o povo reza a consagração junto com o padre

Muitas pessoas adquiriram o costume de, na missa, erguer as mãos na hora da Consagração Eucarística. Muitas delas até repetem os dizeres da Consagração, em voz baixa. Será que isso é certo? Quando esclarecemos que não podem fazer isso; respondem que, quando há mais de um padre no altar, um deles preside e os outros levantam a mão e rezam junto na hora da consagração, por que não podemos fazer também? Estas pessoas também alegam que há padres que ensinam e pedem para que o povo estenda a mão.

Vamos esclarecem isso agora. O magistério da Igreja nos ensina que o padre atua, na hora da Consagração Eucarística, in persona Christi (na pessoa de Cristo) e nas orações in persona Ecclesiae (na pessoa da Igreja). Isto é específico do sacerdócio ministerial. Por isso, não importa quantos padres estejam no altar, concelebrando, todos vão estender a mão e vão rezar junto a Consagração. Se houver um padre, na assembleia, que não esteja concelebrando, não levantará a mão. No entanto, como isso é específico do sacerdócio ministerial, não é permitido às pessoas da assembleia, que apenas participam do sacerdócio comum dos fiéis, comportam-se da mesma forma; isto é, estender a mão e rezar junto. A mesma coisa vale para a doxologia (por Cristo, com Cristo, em Cristo…) e para o ‘Eis o Cordeiro de Deus…”, os padres vão estender as mãos e rezar juntos, o povo não.

Mas, quando os padres incentivam o povo a rezar junto? Esta é uma posição vinda da teologia da libertação, proibida pela Igreja. A teologia da libertação, neste sentido, ensina que o povo reunido em assembleia celebrativa-orante tem os poderes ou características do sacerdócio ministerial. Então, eles ensinam erradamente que o povo pode celebrar missa sem padre. Isto é uma heresia e como tal foi condenada pela Igreja. Não há missa sem padre, não há Eucaristia sem padre.

Veja o que o Papa Bento XVI diz sobre o padre, no dia 24 de junho de 2009, na audiência geral da quarta feira: “Alter Christus, o sacerdote está profundamente unido ao Verbo do Pai que, encarnando, assumiu a forma de servo, se tornou servo (cf. Fl.2,5-11). O presbítero é servo de Cristo, no sentido que a sua existência, ontologicamente configurada com Cristo, adquire uma índole essencialmente relacional: ele vive em Cristo, por Cristo e com Cristo ao serviço dos homens. Precisamente porque pertence a Cristo, o presbítero encontra-se radicalmente ao serviço dos homens: é ministro da sua salvação, nesta progressiva assunção da vontade de Cristo, na oração, no “estar coração a coração” com Ele. Assim, esta é a condição imprescindível de cada anúncio, que exige a participação na oferenda sacramental da Eucaristia e a obediência dócil à Igreja.”

Isto é catequese litúrgica e nosso povo tem o direito à esta catequese, por isto estou esclarecendo.

Há outros aspectos litúrgicos que seriam interessantes os fiéis ficarem esclarecidos.

O silêncio dentro do templo, para que os demais tenham ambiente de oração e possam rezar; o silêncio orante dentro da Santa Missa, para que nosso povo possa fazer sua reflexão pessoal, após às leituras bíblicas; possam fazer sua contemplação-ação de graças, após receberem o Corpo e Sangue de Cristo na Comunhão Eucarística.

O canto na Santa Missa pertence à assembleia, é ela quem canta. O grupo de canto está lá para sustentar o canto da assembleia e não para catar por ela. Neste sentido, é importante que todos cantem os cantos previstos na Santa Missa, na Celebração da Palavra e em todos os outros sacramentos. Para isto, é importante que o grupo de canto ensaie com a assembleia antes da celebração começar.

A comunhão Eucarística. O MECE (Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística) carrega e distribui o Corpo e Sangue de Cristo, isto é, o Jesus Cristo Vivo. Deve fazer isto como máximo de respeito e em estado de adoração. Está carregando e distribuindo o Corpo e Sangue de nosso Salvador.
Por outro lado, o comungante deve ter a mesma postura de coração e de corpo. Primeiro, deve se dirigir ao MECE e não querer que o MECE vá até você, a não ser que você esteja impossibilitado de ir a Jesus que está nas mãos do MECE. Segundo, comungar, de forma correta, e diante do MECE e não sair da frente dele antes de colocar o Corpo e Sangue na boca.

Há uma série de outras coisas que devemos esclarecer, o que faremos em edições posteriores.

Que nesta Páscoa, Jesus ressuscite em seu coração e o faça agente comunitário em algum grupo eclesial, em sua comunidade!!!! A messe é grande e poucos são os operários. Venha fazer parte de alguma atividade em sua comunidade.

Pe. Aloísio