Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE dezembro de 2023
Natal

A palavra Natal (do latim natale) significa nascimento. Quando perguntamos a alguém – qual sua cidade natal? – estamos perguntando onde ela nasceu. Não seria evidente que, ao falarmos do Natal, estaríamos falando do nascimento de alguém? Claro que sim! Mas por que, então, ouvimos falar de tantas coisas e poucas delas tem a ver realmente com o nascimento de Jesus?

Bem, uma resposta objetiva e simples não é fácil. A grande verdade é que o dia 25 de dezembro já era uma data utilizada, por povos, com outras crenças, para celebrar o dia do deus sol (o primeiro registro é de 274 a.C., na época do Imperador Romano Aureliano). A fixação oficial desta data, como nascimento de Cristo, foi determinada pelo Papa Júlio I (280-352 d.C.), no ano de 350 d.C. Como a Igreja não conseguia eliminar aquelas comemorações, resolveu cristianizar “O Dia do Nascimento do Sol Inconquistável” (nome da festa comemorada por diferentes povos em adoração ao seu deus sol) para celebrar a festa do nascimento de Jesus Cristo, o verdadeiro Sol da Justiça.

O Natal ou o dia 25 de dezembro nunca foi uma data exclusiva dos cristãos, sempre existiram outras comemorações nesta data e nem tudo, ou quase nada, está relacionado com o nascimento de Jesus Cristo. Hoje temos o Papai Noel, duende, renas voadoras, bruxas, etc. Frases como: “Natal é paz”, “Natal é esperança”, “Natal é um mundo melhor” são slogans que querem dizer alguma coisa, mas não dizem quase nada. O Natal virou uma data comercial, as lojas aproveitam para vender seus produtos, a indústria aproveita para ganhar mais dinheiro.

Para os cristãos, Natal é a celebração do cumprimento das profecias escritas no Antigo Testamento, como nos diz o profeta Isaías (Isaías 9.2-7), o Evangelista João (João 10.10) e (João 1.4-5 e 10-12). Abra a sua Bíblia e leia, reze e medite.

Natal é mais do que um bonito peru em nossas mesas, árvores enfeitadas com luzes pisca-pisca e presentes para todos. Natal é a certeza de que Deus nos ama, a tal ponto que nos enviou seu próprio filho para nos salvar. Jesus é a luz que resplandeceu nas trevas (João 8.12).

Jesus é a luz que brilha infinitamente, Jesus é a luz que ilumina nosso caminho, Jesus é a luz que irradia nossa alma, Jesus é a luz que nos conduz aos braços do Pai, Jesus é a luz que aquece nossa vida.

Jesus é a luz da Boa Nova, anunciada pelo anjo aos pastores. Boa Nova que fez o coro celeste cantar e jubilar. Assim disse o anjo aos pastores: não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia a vocês, e ela será motivo de alegria para todo o mundo! Hoje, na cidade de Belém, nasceu o Salvador, o Messias, o Senhor!

Jesus é o amor do Pai por nós, abra o seu coração e deixe Jesus habitar nele! “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo.3,16)

Jesus nos amou tanto que deu a sua vida para nos salvar. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.” (Jo.15,13-14) “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.” (Jo.15,9-11) “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1Jo.4,7)

Lembre-se sempre: A inteligência sem amor, te faz perverso. A justiça sem amor, te faz implacável. A diplomacia sem amor, te faz hipócrita. O êxito sem amor, te faz arrogante. A riqueza sem amor, te faz avaro. A docilidade sem amor te faz servil. A pobreza sem amor, te faz orgulhoso. A beleza sem amor, te faz ridículo. A autoridade sem amor, te faz tirano. O trabalho sem amor, te faz escravo. A simplicidade sem amor, te deprecia. A oração sem amor, te faz introvertido. A lei sem amor, te escraviza. A política sem amor, te deixa egoísta. A fé sem amor te deixa fanático. A cruz sem amor se converte em tortura. A vida sem amor… não tem sentido…

FELIZ NATAL!