Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE julho de 2023
Compartilhar
Princípios imutáveis de Deus

Segundo o que li, certa vez, ser discípulo é ter a coragem de desalojar-se do cotidiano de suas certezas e vaidades para colocar-se inteiramente nas mãos de DEUS, procurando realizar a Sua vontade. O discípulo faz o que o mestre manda, ensina, à medida em que consegue. O mestre ensina com suas palavras e exemplos. Não é possível saber o que o mestre ensina, mas viver de forma diferente.

Isto é comunhão, é conexão entre mestre e discípulo. Jesus, o Mestre, veio para o nosso meio, assumiu a condição humana, tornou-se igual a nós em tudo, exceto no pecado. Experimentou a condição humana, viveu nossas adversidades. Depois transmitiu a Boa Nova, segundo a capacidade humana de colocar em prática. Assumindo a condição de discípulo, encontramos, na Boa Nova de Jesus, a verdadeira realização humana e consequentemente a verdadeira felicidade, neste mundo; e a redenção na eternidade. A Bíblia nos ensina isto.

Alguns dizem: eu adoro a Deus do meu jeito. Se é verdade que cada um pode adorar a Deus do seu jeito, por que que Nadab e Abiú, filhos de Aarão, morreram por oferecerem uma adoração estranha (Lv.10,1-2). 1Os filhos de Aarão, Nadab e Abiú, tomaram cada um o seu turíbulo, puseram neles fogo e incenso e ofereceram ao Senhor um fogo estranho, que não lhes tinha sido ordenado. 2Saiu, então, um fogo de diante do Senhor, que os devorou, e morreram na presença do Senhor.”

Alguns dizem: o que vale é aminha intenção: Se o que vale é a intensão do coração, porque que Oza morreu ao tentar ‘salvar’ arca? (2Sm.6.6-7) 6Quando chegaram à eira de Nacon, Oza estendeu a mão para a arca do Senhor e susteve-a, porque os bois tinham escorregado. 7Então a cólera do Senhor se inflamou contra Oza; feriu-o Deus por causa de sua imprudência e Oza morreu ali mesmo, perto da arca de Deus.”

Alguns dizem: O que importa é que faça a Obra de Deus, do jeito que eu quiser. Se o que vale é fazer a obra de Deus da maneira que quiser, porque que Saul foi reprovado quando ofereceu sacrifícios na demora do profeta Samuel (1Sm.13,8-14) 8Esperou sete dias, prazo fixado por Samuel, mas este não chegava e o povo começou a afastar-se. 9Então Saul disse: “Trazei-me o holocausto e os sacrifícios pacíficos”. E ofereceu o holo­causto. 10Apenas acabava de oferecê-lo, chegou Samuel. Saul saiu-lhe ao encontro para saudá-lo. 11“Que fizeste? – disse Samuel –. Vendo que o povo se dispersava e que tu não chegavas no tempo fixado e que os filisteus se tinham juntado em Macmas, 12pensei: Agora eles vão cair sobre mim em Gálgala, sem que eu tenha aplacado o Senhor. Por isso, ofereci eu mesmo o holocausto.” 13Samuel replicou-lhe: “Procedeste insensatamente, não observando o mandamento que te deu o Senhor, teu Deus, que estava pronto a confirmar para sempre o teu trono sobre Israel. 14Agora o teu reino não subsistirá. O Senhor escolheu para si um homem segundo o seu coração e o fará chefe de seu povo, porque não observaste as suas ordens”.”

Alguns dizem: Deus aceita qualquer tipo de adoração. Se Deus recebe qualquer tipo de adoração, porque que Deus aceitou a de Abel, mas recusou a de Caim (Gn.4,3-5) 3Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor. 4Abel, de seu lado, ofereceu dos primogênitos do seu rebanho e das gorduras dele; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação, 5mas não olhou para Caim, nem para os seus dons. Caim ficou extremamente irritado com isso, e o seu semblante tornou-se abatido.”

Não podemos nos enganar, tem atitudes que parecem corretas, parecem certas. Mas, Deus estabeleceu princípios que não podem ser mudados ou quebrados. Não é do nosso jeito. É do jeito de Deus. Quer servir a Ele? É do jeito d’Ele.

Pe. Aloísio