Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE novembro de 2022
Quando Deus quis criar o homem, voltou para Si mesmo

Certa vez, ouvi esta mensagem: “Quando Deus queria criar o peixe, falou com a água. Quando Deus queria criar a árvore, falou com o solo. Quando Deus queria criar o homem, voltou para Si mesmo. A verdade é simples. Se você retira o peixe da água, certamente ele vai morrer. Se você remover a árvore do solo, ela vai morrer. Da mesma forma, se o homem ficar desconectado de Deus, vai morrendo aos poucos, porque Deus é nosso ambiente natural. Deus é vida. E nunca se esqueça que água sem peixe, continua sendo água; mas, peixe sem água, não é nada. Solo sem árvore, continua sendo solo; mas, árvore sem solo, não é nada. Deus sem o homem, continua sendo Deus; mas, homem sem Deus, não é nada.” Por causa disto fiquei pensando: tudo, nesta vida é passageiro, mesmo que seja essencial à nossa existência sobre a face da terra Por mais importante que alguma coisa seja em nossa vida, ainda é menor que a importância de Deus.

Por vezes enganamos a nós mesmos, achando que as coisas e as pessoas importantes para a nossa existência neste mundo, ocupam ou devem ocupar o lugar de excelência. Não, o lugar de excelência em nossa vida deve ser ocupado somente por Deus. Por mais que você considere alguma pessoa ou alguma coisa ou ainda alguma condição como essencial para a sua vida, vital mesmo é somente Deus.

Deus não deve ser substituído por nada e nem ninguém. Então, se você tem que ser honesto para com as pessoas, deve ser mais honesto ainda para com Deus. Se você tem que ser justo com as pessoas, as situações etc., deve ser mais justo ainda com Deus. Se você deve servir aos irmãos, deve servir ainda mais a Deus. Se você deve partilhar sua vida e suas coisas com os irmãos, deve partilhar ainda mais a sua vida e suas coisas com Deus. Se você deve ser dedicado e zeloso para com as pessoas, deve ser ainda mais para com Deus. E assim por diante.

Tudo isto porque se a sua presença e convivência com as pessoas e com as coisas e com as condições, que são essenciais para você, é passageira; com Deus é eterno. Se tudo e todos vão desaparecer diante de você, Deus não irá. Assim sendo, caso você esteja consciente disto, vai um conselho de ouro: “É preferível afrontar o mundo para servir à nossa consciência do que afrontar a nossa consciência para ser agradável ao mundo. Caso você ainda não esteja consciente da centralidade e da essencialidade de Deus em sua vida, você precisa de conversão. Se o leme do barco de sua vida não está nas mãos de Jesus Cristo, as tempestades vão colocar sua vida à deriva e estará perdido na imensidão do mar. Então, quando tudo que consegue ver é só a sua dor, você não conseguirá ver a Deus. Se você não consegue silenciar a si mesmo e ao mundo à sua volta, não ouvirá a Deus, que orienta você até o porto seguro.

Não seja indolente a ponto de dizer que Deus não fala ao seu coração, quando na verdade é você que não consegue ficar em silêncio para ouvi-Lo; de dizer que Deus o abandonou, quando na verdade é você que O substituiu em sua vida. Faça o caminho de volta, que o filho pródigo fez. Que seja absoluto em sua vida o que realmente é absoluto (Deus), que seja relativo em sua vida o que realmente é relativo. Não absolutize o que é relativo. Não torne regra o que é exceção. Não torne normal o que é apenas suportável. Não torne meta aquilo que é apenas parte do caminho. Não dê mais valor ainda àquilo que já tem seu próprio valor. Não valorize o fruto em detrimento da árvore.

Estamos caminhando para o natal do Senhor, uma oportunidade de ouro para nossa conversão verdadeira. Em breve vamos começar o tempo de preparação (tempo do advento). Aproveite a oportunidade para preparar seu coração, para preparar a sua família, para preparar a sua comunidade de Igreja. Que seu coração, sua família e sua comunidade de Igreja sejam a manjedoura que receberá verdadeiramente a Jesus.

Que Jesus esteja presente em sua vida, despertando você para a participação na comunidade, atuando em alguma pastoral, para o bem da comunidade e do Reino de Deus.