Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE abril de 2022
Compartilhar
Ser coberto pela Ressurreição de Jesus

A ressurreição de Jesus Cristo é o centro da Semana Santa. Passamos pela paixão e morte para chegar a ela. O sofrimento de Jesus nos porões do palácio de Pilatos, o caminho de dor até o calvário, a morte lenta e sangrenta na cruz foi por nossos pecados. Inocente, Jesus enfrentou os terríveis e cruéis dores e escárnios por cada um de nós. ‘Ele veio para os seus e os seus não o acolheram’. As palavras, ações e posicionamentos de Jesus foram todas para nos conduzir ao Pai, para nós revelar a Boa Nova do Reino e nós dissemos que não era verdade, matando o autor da vida.

No entanto, a ressurreição mostra claramente que Jesus estava certo e que todos que ficaram contra Ele estavam errados. Que Ele é a vida e os seus algozes são a morte. Que ele é o caminho que leva ao Pai e seus opositores são o caminho que leva para a perdição. A ressurreição é a prova de que Jesus é o Filho de Deus.

Todos os que creram em Jesus desde o começo ou passaram a crer n’Ele durante a sua presença em nosso meio também são beneficiados. Jesus cobre a todos os que creem n’Ele com a sua glória. Mesmo aqueles da última hora, como é o caso de São Dimas, o bom ladrão. Mesmo aqueles que estavam contra Jesus e depois se convertem, como é o caso de São Longuinho, soldado romano que feriu o lado de Jesus com uma lança.

A Sua ressurreição se estende sobre todos que renunciam a si mesmos, a cada dia toma a sua cruz e o segue. “Então Jesus se aproximou e lhes disse: ‘Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo’”. (Mt.28,18-20) A salvação é, assim, estendida a todos aqueles que creem sem ter visto e tocado em Jesus: ‘Tomé respondeu-lhe: “Meu Senhor e meu Deus”. Jesus lhe disse: “Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não viram e creram”’ (Jo.20,28-29)

Ser beneficiado pela Ressurreição é crer que Jesus está vivo, quando todos vivem como se ele estivesse morto. Acreditar em Jesus é colocar em prática o que Ele nos ensinou, abandonando todo o resto. É nossa vida cotidiana que confessa e testemunha a ressurreição de Jesus e não somente a nossa boca. Você vive como que crê ou como quem não crê? Você está ao lado de Jesus ou contra Ele? Veja o que nos diz São Paulo: “E se Cristo não ressuscitou, vã é vossa fé, e ainda estais em pecado. E até os que em Cristo morreram, pereceram. Se só temos esperança em Cristo para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas na verdade Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morrem. Com efeito, assim como por um homem veio a morte, assim também por um homem vem a ressurreição dos mortos. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão.” (1Cor.15,17-22)

Sua comunidade espera a sua participação, seu testemunho de que Jesus está vivo, presente no seu coração e no meio de nós. Quando ajudamos a uma família carente a se reerguer; assistimos a um doente no que ele precisa para recuperar a saúde; catequizamos as crianças e adultos; valorizamos a família diante das ameaças do divórcio, do aborto, do sexo livre; contribuímos com o dízimo regularmente; lutamos pela justiça humanizante no trabalho diante da exploração dos operários; lutamos pela preservação da natureza diante da ganância desenfreada; lutamos por dignidade humana em nosso bairro (esgoto, água tratada, luz, telefone, transporte, posto de saúde com médico e remédio e aparelhos para exames, segurança, área de lazer e jardins, escolas etc.); estamos vivendo a ressurreição de Jesus. A semana Santa deve nos levar a viver isso e não continuarmos vivendo com se Ele estivesse morto, como se a Semana Santa terminasse na Sexta feira da paixão. Continuar vivendo só pensando em nós mesmos, nos preocupando somente com nossos problemas pessoais, é testemunhar a morte de Jesus, é deixar de viver a fraternidade (irmandade), é deixar de fazer parte da família Divina, é deixar de ser irmão de Jesus, é não poder rezar mais o ‘Pai nosso’ e passar a rezar ‘Pai meu’.

Que nesta Páscoa, Jesus ressuscite em seu coração!!!! É que deseja a sua comunidade e a paróquia São Geraldo Magela.

Pe. Aloísio.