Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE novembro de 2024
Compartilhar
Só conhecer não basta – é preciso viver

A sinceridade, o amor, a amizade, a fidelidade etc. só são realmente conhecidas em tempo de dificuldade, pois é neste tempo que a pessoa não tem nada a oferecer aos que estão ao seu redor, a não ser partilhar de sua dificuldade. É um tempo em que elas devem estender suas mãos e ajudar a pessoa que passa por um momento difícil. É um tempo em que elas, as pessoas do entorno, devem priorizar as necessidades daquela que passa por dificuldades, sem receber retribuição. “Há um crisol para a prata, um forno para o outro; assim o homem é provado pela sua reputação.” (Pr.27,21)

Até para com Deus também é assim. As pessoas atribuem seu bem estar a Deus, que cuida de todos. Dizem que tem fé, quanto tudo está bem, quando suas necessidades são atendidas. No entanto, nas tribulações, questionam a fé, questionam a Deus e, por vezes, abandonam tudo. Mas, é exatamente nas tribulações que a fé é testada. “Passei-te no cadinho como a prata, provei-te ao crisol da tribulação.” (Is.18,10) Deus não serve às pessoas. Deus cuida das pessoas e as pessoas é quem O servem. A vontade de Deus é que é feita e não a vontade das pessoas. “venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.” (Mt.6,10) Nosso Senhor Jesus Cristo também disse, no horto das oliveiras, momentos antes de ser preso pela guarda do sinédrio: “Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: ‘Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia, não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres.’” (Mt.26,39)

Voltando para o nível dos relacionamentos humanos, nos momentos difíceis, nas dificuldades, destaca-se a inutilidade de quem passa por provações. Neste sentido, Pe. Fábio de Melo tem uma boa reflexão, que passo a transcrever: “Se você quiser saber se o outro te ama de verdade, é só identificar se ele seria capaz de tolerar a sua inutilidade. Quer saber se você ama alguém? Pergunte a si mesmo. Quem nessa vida já pode ficar inútil pra você, sem que você sinta o desejo de joga-lo fora? É assim que nós descobrimos o significado do amor. Só o amor nos dá condições de cuidar do outro até o fim. Por isso eu digo: feliz aquele que tem ao final da vida a graça de ser olhado nos olhos e ouvir a fala que diz: ‘você não serve pra nada, mas eu não sei viver sem você!!’”

Certa vez, eu li algo, não sei aonde, achei interessante e repasso aqui. A sinceridade de um marido é conhecida durante a doença de sua esposa, a de uma esposa é conhecida durante a dificuldade financeira do marido. O verdadeiro amor dos filhos é conhecido durante a velhice dos pais. A verdadeira natureza dos irmãos é conhecida durante a distribuição da herança. A sinceridade dos amigos é conhecida em tempos difíceis. Só os amigos verdadeiros e leais ficam felizes de verdade com o seu sucesso. A maioria deles até querem te ver bem, só não querem te ver melhor que eles.

Seja lá como você acha que o mundo está, em relação a este artigo, tudo pode ser melhorado. O exemplo de uma pessoa pode mudar o mundo; pois, arrasta mais um e este arrasta outro e assim por diante. O mundo muda com seu exemplo e não com sua opinião. Transforme o mundo por suas atitudes e menos por suas opiniões.

Um cristão que busca viver o Evangelho, nortear a sua vida pelos valores do Reino de Deus, torna-se verdadeiramente sal da terra, luz do mundo, fermento na massa. Os mártires do primeiro século, a pregação dos Apóstolos e as primeiras comunidades, todos com o coração cheio do Espírito Santo, converteram o mundo, espalharam a Boa Nova por toda a face da terra. A palavra convence, mas o testemunho arrasta. Devemos conhecer a Boa Nova, a vontade de Deus; mas, só conhecer não basta. O príncipe do inferno e seus anjos caídos conhecem a Palavra de Deus. Foi com a Palavra de Deus que ele tentou a Jesus, no deserto. A serpente, no paraíso, ouviu Deus proibir Adão e Eva de comerem do fruto proibido e, sabendo disto, tentou os dois a comerem e assim a desobedecerem a Deus. Se a serpente não soubesse disto, como testaria os dois?

A Palavra de Deus precisa ser vivida, colocada em prática. Assim, o cristão deve conhecer para viver. Se ele não conhece, como vai colocar em prática? Se o cristão conhece, mas não vive, então de que serve este seu conhecimento?

Pe. Aloísio Vieira