05/03 Eixos das SMP: a vida e o Deus da vida (mística e militância)

“Eu vim para que (minhas ovelhas) tenham vida, e vida em abundância” (Jo 10,10)“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6)“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me” (Lc 9,23)

Seguir o Cristo pobre, crucificado, no espírito das bem-aventuranças (Lc 6,20-26)Para “descer da cruz os povos crucificados” (Jon Sobrino, jesuíta, El Salvador)

Tudo isso exige conversão:Mudança de rumos, transformação, retomada do caminho da vida, realização do grande projeto, da utopia, do sonho: o ReinoConverter-se para Deus e para os irmãos e irmãs.Celebrar a festa da vida.

Diocese de Itabira – Cel. Fabriciano – Paróquia São Geraldo
Encontro Para Os Grupos de Reflexão
Rumo à realização das Santas Missões Populares

Apresentação

É com muita alegria que apresento a vocês esta cartilha contendo 4 (quatro) encontros para reflexão sobre as Santas Missões, preparada pelo Grupo de Reflexão da nossa Paróquia São Geraldo.

Estas reflexões são o primeiro passos que estamos dando rumo à realização das Santas Missões. Será a segunda vez que vamos realizar este trabalho de muita importância. A primeira vez foi com ajuda dos padres redentoristas (Missões Redentoristas). Foi um momento especial de graça, de renovação da nossa fé. Momento também de deixar-nos ser interpelados por Jesus diante da missão que ele mesmo confiou à sua Igreja quando disse: “Ide e Anunciai”.

O objetivo das Santas Missões Populares é levar as pessoas a conhecer, amar Jesus Cristo e testemunhá-lo com humildade e convicção dando um sentido a vida. Fazer da nossa paróquia uma grande rede de comunidades participativas, acolhedoras, missionárias indo ao encontro das pessoas afastadas e da juventude.

A missão não é um ato de conquista, é um transbordamento de amor. Se nós recebemos o amor de Deus nós temos que partilhar todo esse amor que já existe nas pessoas mas que precisa ser despertado.

Na sua carta apostólica sobre a evangelização do mundo hoje, o Papa Paulo VI nos lembrava dizendo : “a finalidade para qual a igreja existe é a evangelização e a razão de ser da Igreja é ser Missionária”.

Como todo tempo especial precisa de preparo, vamos através destas reflexões, conhecer a importância da ação missionária na Igreja. Pedimos ao Senhor da messe que confirme os participantes destas reflexões como missionários para a próxima Santas Missões Populares que acontecerão na Paróquia.