19/08 Notícias da Paróquia Envio de novos acólitos e a bênção de investiduras

Foram enviados 09 acólitos

Enquanto a Igreja contempla o mistério da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria aos céus em corpo e alma, a Igreja no Brasil se dedicou no último domingo, 16 de agosto a refletir também sobre a vocação à Vida Consagrada, como expressão da presença de testemunhas e sinais do Reino de Deus presente e atuante na história. Foi durante essa Solenidade, com muita alegria que a Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga (MG), realizou o envio de novos acólitos e a bênção de investiduras celebrada pelo pároco padre Hideraldo Vieira.

Este Ministério, que tem como objetivo incentivar aos jovens o sentido de servir com amor a nossa amada igreja. Desta forma esses jovens cristãos vão aprendendo desde a tenra idade o significado do valor da Eucaristia e do serviço que prestam em auxiliar ao sacerdote.

Vale lembrar que não basta apenas servir com zelo, mas deve servir com amor e principalmente humildade. A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. É aquele que na celebração da liturgia segue (ou precede) outras pessoas, para servir, auxiliar e ajudar primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono.

Durante a cerimonia os novos acólitos foram recebidos com suas madrinhas ao Presbitério para o envio, à presença da comunidade reunida, fizeram seus votos de dedicação e zelo ao “serviço do Altar”. Seguidamente receberam a Benção Sacerdotal, sendo acolhidos com uma calorosa salva de palmas por todos os presentes.

“Queridos, quanto mais estareis próximos do altar, mais vos lembrareis de conversar com Jesus na oração diária, mais vos alimentareis da Palavra e do Corpo do Senhor, e sereis muito mais capazes de ir até ao próximo, levando como dom aquilo que recebestes, dando com entusiasmo a alegria que vos foi dada.”

Obrigado pela vossa disponibilidade de servir o altar do Senhor, tornando este serviço uma academia de educação na fé e na caridade ao próximo. Obrigado também por terdes começado a responder ao Senhor, como o profeta Isaías: “Eis-me aqui, envia-me”. Papa Francisco

Pastoral da Comunicação
Fotos de Adelaide Santos e Maria de Lourdes Messias