11/03 Notícias da Paróquia Infância e Adolescência Missionária da Comunidade Atos dos Apóstolos

A assessoria da IAM – Infância e Adolescência Missionária da Comunidade Atos dos Apóstolos, convida a todos as crianças e adolescentes com idade entre 4 e 14 anos para participar desse lindo projeto missionário.

Os encontros de 2020 começam dia 16 de março, às 19h, e acontecerão no Centro Pastoral São Lucas (Comunidade Atos dos Apóstolos).

“De todas as crianças do mundo… Sempre amigos”

História da IAM

As notícias vindas dos missionários do Oriente, de modo especial da China, sobre a dura realidade das crianças (mortalidade, abandono…) sensibilizou o coração de Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson um Bispo francês, despertando-lhe o desejo de aliviar os sofrimentos e salvar a vida de tantos inocentes. Teve então a ideia de convocar as próprias crianças para enfrentar o desafio “crianças ajudam e evangelizam crianças”, fundando a Obra da Santa Infância, hoje Infância Missionária, no dia 19 de maio de 1843, em Paris.

A Obra difundiu-se imediatamente nas dioceses da França, e em outros países da Europa e na América. Em 1844, quando Dom Carlos morreu, a Infância Missionária já estava organizada em 65 dioceses. No Brasil, ela chegou por meio de missionários franceses, em 1858. A partir de 1993, nas comemorações dos 150 anos de fundação, sua “chama ainda fumegante” readiquiriu novo ardor, como “fruto novo do coração da Igreja”.

A Obra da Infância e Adolescência Missionária tem em vista:

1. Suscitar o espírito missionário universal entre as crianças.
    2. Cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida.
    3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem.
    4. Incentivar pais, educadores, catequistas a promoverem o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais.
    5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças necessitadas dos cinco Continentes.

Cleiton Marcos