25/07 Igreja celebra a memória dos avós de Jesus: Sant’Ana e São Joaquim

O dia 26 de julho é uma data especial que a Igreja celebra a memória de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus. Também nesse dia, é comemorado o dia dos avós. Os Santos são lembrados por terem educado Maria no caminho da fé, alimentando seu amor pelo Criador e preparando-a para sua missão. Essa formação, influenciou profundamente na educação de Jesus.

De acordo com artigo do arcebispo metropolitano de São Paulo (SP), cardeal Odilo Scherer, Joaquim e Ana estão situados na passagem do Antigo para o Novo Testamento, mas não são citados no Novo Testamento. Segundo o bispo, é possível chegar aos seus nomes através de uma tradição muito respeitada da Igreja primitiva.

“Ana é representada na arte como a mãe que ensina e educa, sentada numa cátedra ou cadeira, o livro na mão, tendo Maria menina junto dela a ouvir atentamente os ensinamentos da mãe. O livro na mão lembra a palavra de Deus e a tradição religiosa do povo de Israel; a outra mão aponta para o alto, indicando os caminhos que levam a Deus”, desta.

A devoção a Sant’Ana chegou ao Brasil trazida pelos portugueses. Ana é a imagem da mãe educadora, da avó que ensina os netos; imagem também dos catequistas, que educam e iniciam as pessoas nas coisas de Deus.

Nesse contexto da celebração do dia dos avós, o papel de cuidar se inverte. Na velhice, são os idosos que precisam de cuidado. Por isso, a Pastoral da Pessoa Idosa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem sido referência de apoio espiritual e no cuidado com a saúde física e emocional da pessoa idosa.

Em Belo Horizonte, a pastoral tem feito um trabalho com aqueles idosos que frequentemente são esquecidos pelo estado, pela comunidade e até mesmo pelas próprias famílias. Todos os meses eles fazem visitas a lares para evangelizar e servir.

Em entrevista ao jornal da Arquidiocese de Belo Horizonte, a coordena arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Nilce Ferreira Pires, conta como é a rotina dela e outros 26 líderes voluntários da Pastoral nas visitas que fazem aos idosos.

“ É um trabalho recompensador. O sorriso de um idoso nos traz uma felicidade desmedida. Gosto muito de visitá-los”, afirma.

A festa de São Joaquim e Sant’Ana destaca a importância dos avós na vida da família, principalmente, na transmissão da fé que é essencial para qualquer sociedade. Os avós de Jesus ajudam a cultivar os valores da perseverança e confiança em Deus e também a nossa colaboração na obra da redenção.

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada pela médica pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann em 1993 também criadora da Pastoral da Criança. Segundo sua fundadora, o objetivo é fazer com que os idosos tenham uma vida melhor, mais saúde, mais alegria e possam participar ativamente das comunidades onde estão inseridos.

Fonte:CNBB