24/06 Notícias da Paróquia Solenidade do nascimento de São João Batista

Hoje, 24 de junho, celebramos a Solenidade do nascimento de São João Batista, que tem o “privilégio litúrgico” de ser comemorado duas vezes pela liturgia da Igreja, no seu nascimento e no seu martírio.

Tal direito se deve à grandeza da missão de João Batista recebida no ventre de sua mãe: “E tu menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados” (Lc 1,76-77).

Para esta missão, São Lucas conta que ele foi redimido do pecado original antes de seu nascimento: “apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio” (Lc 1, 41). Ciente deste encargo divino, João Batista levou uma vida condizente ao título que recebera, testemunhou a verdade sem medo das consequências e ao final não hesitou em dar sua vida pelo “Cordeiro de Deus”.

Diante do testemunho luminoso de São João Batista somos convidados a como ele, contemplar e nos conscientizar da ternura e do querer de Deus sobre nossas vidas. Como ele, somos um projeto de Deus, e compreender isso elimina vários traumas, pois apesar das circunstâncias pelas quais nós viemos ao mundo, precisamos compreender que antes, nós fomos sonhados por Deus e também designados à importantes missões.

Sabemos que muitos passaram e passam por sofrimentos reais para corresponder o chamado da vida, mas como João Batista, precisamos enxergar segundo a visão de Deus sobre nós. O que Ele desejou? O que Ele sonhou para minha vida? Minhas lutas e minhas escolhas correspondem ao amor de Deus?

Que São João Batista interceda para que sejamos capazes de viver nesta terra com a dignidade e a alegria de quem sabe que nasceu do querer de Deus. São João Batista, rogai por nós!