Aconteceu na manhã de domingo, dia 28 de setembro de 2025 a formação para a Catequese. Os Catequistas foram convidados para uma viagem pela história da catequese onde cada tempo é uma parada, cada estação um aprendizado, e o destino é Jesus Cristo. A história da Catequese é como um trilho de trem, onde cada época foi uma estação diferente, mas o destino é o mesmo, que é levar cada pessoa ao encontro com Cristo.
A estação 01 é a Apostólica, que vem mostrar essa união com Jesus Cristo. Essa estação só pode ter como fruto uma profunda e sólida união da comunidade, e assim o crescimento do Povo de Deus.
A estação 2 é a Antiguidade Cristã, refere-se ao período inicial da história do Cristianismo, desde suas origens até o declínio do Império Romano por volta do século V. Este período é fundamental para compreender o desenvolvimento da fé cristã e a formação das primeiras comunidades.
A estação 3 é a Idade Média, onde a Catequese se fazia, por um processo de imersão nessa Cristandade. A Igreja Católica teve um poder e influência imensos, moldando a religião, o conhecimento e a vida das pessoas. Foi um período de grande riqueza cultural e religiosa.
A estação 4 é a Missionária, que acompanhou a expansão da fé para novas terras. Nessa estação o Pároco da Paróquia São Geraldo Magela, Padre Aloísio Vieira deu uma pequena esplanada. Evangelizar o que é? é levar a palavra, converter é mudar o rumo e evangelizar. “Que faça todos serem meus discípulos (as) e batizar, e também buscar cristãos que vivem o evangelho.”
E assim, outras estações foram abordadas no encontro, como Tridentina (Concílio de Trento), estação Moderna, que foi o período do Iluminismo e do racionalismo, e a estação Vaticano. O encontro foi assessorado pela Coordenadora Paroquial da Catequese Natália e também Luiz Henrique.
Fotos e Texto: Adelaide Santos (Tia Dê) – Agente Pascom.