17/05 Notícias da Igreja Arquidiocese de Mariana celebra 150 anos de sua consagração ao Sagrado Coração de Jesus

A Arquidiocese de Mariana celebra, em 2024, os 150 anos da sua primeira consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Em razão dessa comemoração, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, divulgou no dia 8 de maio uma carta pastoral sobre essa data e as festividades que irão marcá-la.

Realizada pelo Venerável Dom Antônio Ferreira Viçoso, em 8 de dezembro de 1874, a primeira consagração aconteceu na Catedral de Mariana. Na época, o então Bispo Diocesano também publicou uma carta pastoral, pedindo aos párocos que também realizassem em suas paróquias, diante do Santíssimo Sacramento, o mesmo gesto.

“Amados diocesanos, clero e povo fiel! É extremamente importante resgatar essa memória histórica de caráter absolutamente religioso para nossa Arquidiocese de Mariana. Exorto a todos, em nossas paróquias, com suas comunidades a celebrar, com júbilo e dignidade, tal evento para proveito espiritual e pastoral de todos nós. Assim, amados irmãos, dispondo-nos, como fiéis diocesanos, celebremos este momento significativo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus”, diz Dom Airton em trecho do documento, motivando a todos a participarem da programação preparada para a data.
Baixe aqui a Carta Pastoral de Dom Airton
Texto Adaptado: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana