Entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2025, está sendo acontecendo o Encontro de Bispos Eméritos da CNBB Regional Leste 2, na Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte. Participam do encontro 10 bispos, sendo oito bispos eméritos do Regional Leste 2, acompanhados por Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz e responsável pelos bispos eméritos, e por Dom José Belisário da Silva, OFM, Bispo Emérito da Arquidiocese de São Luís do Maranhão – MA, residente no Regional Leste 2.
Os bispos eméritos presentes são: Dom Emanuel Messias de Oliveira, Diocese de Caratinga; Dom Francisco Barroso Filho, da Diocese de Oliveira; Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM, da Diocese da Campanha; Dom Hugo Maria Van Steekelenburg, OFM, da Diocese de Almenara; Dom Marcello Romano, da Diocese de Araçuaí; Dom Leonardo de Miranda Pereira, da Diocese de Paracatu; Dom Odilon Guimarães Moreira, da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano; e Dom Geraldo Vieira Gusmão, da Diocese de Porto Nacional – TO.
O encontro está sendo assessorado por Dom José Belisário da Silva, OFM, e tem como o tema a reflexão sobre a Bula Papal do Ano Jubilar Peregrinos de Esperança – “A esperança não decepciona” (Spes non confundit) – e a Carta do Papa Francisco Sobre o Amor Humano e Divino: o Coração de Jesus (Dilexit Nos). Os participantes também compartilham experiências sobre a realidade da vida dos bispos eméritos.
Dom Marcello Romano, Bispo Emérito de Araçuaí, destacou a importância do encontro: “Este encontro está sendo muito bom. É um encontro de partilha, de convivência, de oração, um momento para rever os companheiros de caminhada”.
Dom Leonardo de Miranda Pereira, Bispo Emérito da Diocese de Paracatu, ressaltou que o Regional Leste 2 é o único que realiza esse encontro de bispos eméritos há sete anos consecutivos e que pretende continuar nos próximos anos. “Já estamos organizando o oitavo encontro. Dom José Aristeu foi muito feliz no convite que fez a Dom José Belisário para assessorar o encontro. Ele participa da Comissão Episcopal para os Bispos Eméritos do Brasil e trouxe um tema excelente, despertando nosso interesse diante da colocação do Jubileu Peregrinos de Esperança. Reina um clima de muita fraternidade entre nós, embora muitos não tenham podido comparecer por diversos motivos”, afirmou.
Dom José Aristeu Vieira, Bispo da Diocese de Luz, explicou a origem do encontro: “Quando eu era Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB Regional Leste 2, vi a necessidade de criar esse encontro de partilha e espiritualidade para os bispos eméritos do regional. Agora estamos no sétimo ano do encontro, e, mesmo não sendo mais presidente da comissão, os bispos eméritos pediram que eu continuasse com eles. Assim, aceitei o pedido de Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e atual Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB Regional Leste 2”.
O encontro segue até o dia 20 de fevereiro, promovendo momentos de oração, reflexão e partilha entre os bispos presentes.