Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

22/04 Notícias da Igreja Dados do Colégio Cardinalício e os cardeais brasileiros que participarão do Conclave
Compartilhar

Após o falecimento de um Papa, a Igreja fica em estado de Sede Vacante e prepara a reunião do Conclave, na qual é eleito o novo Bispo de Roma. As normas sobre o encontro estão na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis. Sete cardeais brasileiros participarão como cardeais eleitores, ou seja, que votam na eleição do novo Papa.

Atualmente, o Brasil tem oito cardeais, dos quais sete votam no Conclave, por não terem completado a idade de 80 anos, definida como limite para a participação como um cardeal eleitor. Mas todos podem ser votados.

São os cardeais brasileiros, por ordem de criação como cardeal:

  • Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), 75 anos. Cardeal eleitor e criado em 24 de novembro de 2007, por Bento XVI.
  • Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), 88 anos. Cardeal não eleitor, criado em 20 de novembro de 2010, por Bento XVI.
  • Cardeal João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília (DF) e ex-prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, 77 anos. Cardeal eleitor, criado em 18 de fevereiro de 2012, por Bento XVI.
  • Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), 74 anos. Cardeal eleitor, o primeiro bispo brasileiro criado cardeal pelo Papa Francisco, em 22 de fevereiro de 2014;
  • Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA), 65 anos. Cardeal eleitor criado pelo Papa Francisco, em 19 de novembro de 2016.
  • Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF). Cardeal eleitor criado pelo Papa Francisco em 27 de agosto de 2022.
  • Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), eleitor, criado em 27 de agosto de 2022, pelo Papa Francisco. Secretário-geral da CNBB entre 2011-2019.
  • Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB. Eleitor, criado em 7 de dezembro de 2024, pelo Papa Francisco.

Confira informações estatísticas sobre o Colégio Cardinalício preparado pela Santa Sé.

CNBB