26/02 Notícias da Paróquia 2 Anos do ministério de Acólitos da Paróquia São Geraldo

“A Melhor Catequese é uma Liturgia bem Celebrada”
Bento XVI

Em missas presidas pelos padres Hideraldo e Sérgio o ministério de acólitos da paróquia São Geraldo celebrou seus 2 anos de instituição no dia 25 de fevereiro de 2019.

Conheça um pouco mais sobre o ministério dos acólitos

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue o presidente da celebração ou outras pessoas, para as servir e ajudar.O Ministério de Acólito remonta aos primórdios da Igreja

Quem o Acólito acompanha e serve?

Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o padre; em segundo lugar acompanha e serve o Diácono. Podendo assim dizer que o Acólito, desde o princípio até ao fim da missa, acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus.

Acólitos não Instituídos:

São as pessoas que exercem a função própria de um acólito, que é auxiliar o padre ou o diácono na Santa Missa. Na falta de acólitos instituídos, é totalmente lícita a atuação destes “acólitos não instituídos”. Para essa função admite-se somente homens, solteiros ou casados, que por mais que não sejam candidatos ao Sacerdócio, podem ser futuros candidatos ao primeiro grau do Sacramento da Ordem, como Diáconos Permanentes. Estes homens são chamados pelo próprio pároco da paróquia e após devida formação, recebem a Investidura oficial e podem desempenhar esta função somente a nível paroquial, salvo em circunstâncias específicas, com autorização do Bispo, também podem exercer o ofício fora da paróquia.

Por que a Igreja recomenda vivamente que se dê preferência aos homens?

É preciso compreender que não se trata de machismo, mas unicamente porque o Ministério do Acolitato está intimamente ligado com o Sacramento da Ordem (Sacerdócio ou Diaconato), conforme já foi pontuado. Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu apenas homens para o Sacramento da Ordem. Nem a sua mãe, a Virgem Maria, com toda a sua dignidade e santidade foi admitida ao Sacramento da Ordem. As vestes do Acólito são vestes clericais (batina ou túnica e sobrepeliz). Já foi comprovado ao longo da história da Igreja, que através desse ministério brotaram inúmeras vocações sacerdotais.

Ministério de Acólitos
Paróquia São Geraldo Magela