Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC)

16 de abril de 2018

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), fiéis  leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da S. Comunhão em igrejas, capelas, hospitais, aos doentes nas casas e outros lugares, desde que o sacerdote não possa fazer isso. A Santa Sé alerta, porém, que o exercício desse ministério deve conservar o seu caráter supletivo e extraordinário, não dispensando os Ministros Ordinários (bispos, presbíteros, diáconos) de fazerem as suas partes.

Para ser Ministro da Comunhãoou da Palavra é necessária sim, uma preparação, que inclua noções de liturgia e de teologia, além de serem acolhidos pelo pároco dentre as pessoas de comprovado caráter na paróquia.

Portanto são pessoas muito boas e disponíveis para o serviço e fazem isto com o maior amor e devoção, porque sabem da importância e da seriedade da missão que lhes é confiada.

Quero demonstrar minha alegria em poder acolher você, que foi indicado(a) para o Ministério da Palavra ou da Comunhãoe contar com você, em nossa formação que será até julho.

Deixo claro que você deverá participar mensalmente de uma das formações, quer seja no setor São Lucas ou no Setor S. Geraldo, independente da comunidade que participa, pois a formação é paroquial e lhe serão oferecidas duas datas em cada mês, dando condições para frequência 100%.

Ao longo do processo, se for necessário, poderá ser dispensado (a)da formação.

Desde já agradeço a sua disponibilidade e dedicação e peço a S. Geraldo que interceda por você, junto à Trindade Santa para que você tenha sempre a sabedoria para levar adiante a missão que lhe será confiada.

 

 

A formação para os Ministros acontecerá nas seguintes datas:

abril:

  • 7/Sábado – 14h às 17h – Setor S. Geraldo, no Centro Pastoral João Paulo II.
  • 15/domingo – 8h às 11h – Setor S. Lucas, Centro Pastoral S. Lucas.

maio:

  • 5/sábado – 14h às 17h – Setor S. Lucas, Centro Pastoral S. Lucas.
  • 20/dom – 8h às 11h – Setor S. Geraldo, Centro Pastoral João Paulo II.

junho:

  • 2/sábado – 14h às 17h – Setor S. Geraldo, Centro Pastoral João Paulo II.
  • 24/domingo – 8h às 11h – Setor S. Lucas, Centro Pastoral S. Lucas.

julho:

  • 7/sábado – 14h às 17h – Setor S. Geraldo, Centro Pastoral João Paulo II.
  • 29/domingo – 8h às 11h – Setor S. Lucas,Centro Pastoral São Lucas.

 

Peço-lhe que traga sua bíblia e caneta. Caso você necessite de alimentar neste período de formação, devido à saúde, traga uma fruta ou algo para você alimentar.

Desejo-lhe muita alegria, perseverança e docilidade na preparação e no exercício do ministério. E mais uma vez, em nome de Jesus Cristo e da Igreja, obrigado por aceitar o convite e por colocar-se a Serviço.

 

BAIXE OS ARQUIVOS DAS FORMAÇÕES:

1   FORMAÇÃO PARA MINISTROS DA COMUNHÃO E DA PALAVRA

2  FORMAÇÃO PARA MINISTROS DA PALAVRA E COMUNHÃO

 

Fraternalmente,
Pe. Hideraldo Verissimo Vieira – Pároco

FacebookWhatsAppTwitter

Veja também