Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

21/09 Coleta seletiva em Ipatinga
Compartilhar

Cultivar e Guardar a Criação
Gn 2,15

 

Foi lançamento nessa sexta-feira (21/9) um projeto de coleta seletiva na cidade de Ipatinga.  Serão investidos inicialmente R$ 240 mil, montante disponibilizado pelo Ministério Público de Ipatinga a partir da arrecadação de multas aplicadas em empresas por prática de crimes ambientais. A iniciativa conta ainda com parcerias da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (Arpava), Vital Engenharia e toda a comunidade.

O projeto começa pelos bairros Cidade Nobre, Horto e Veneza, que ganharão coletores de materiais recicláveis (metal, papel, plástico e vidro), devidamente sinalizados e com sua mascote em destaque, em pontos estratégicos. Caso as respostas sejam positivas, a ideia é implantar a coleta seletiva em toda a cidade.

A coleta seletiva terá ainda um caráter social, uma vez que a Associação dos Catadores de Recicláveis de Ipatinga (Ascari), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Vale (Amavale) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Vale do Aço (Coopcava) ficarão responsáveis pela coleta e destinação final dos materiais recebidos nos coletores do projeto.

A Ascari receberá os resíduos provenientes do bairro Cidade Nobre, a Amavale ficará responsável pelo captação no bairro Veneza e, por fim, a Coopcava se encarregará do recolhimento no bairro Horto. “O dinheiro da venda será destinado a eles. Afinal, essa prática já era o ganha-pão dessas pessoas. A diferença é que agora vamos mobilizar a população a separar esse lixo, o que dará um volume ainda maior de resíduo, aumentando ainda mais a renda deles”, concluiu o prefeito.

Atualmente, a cidade de Ipatinga gera em média 4.247 toneladas de resíduos sólidos domiciliares por mês. Desse total, cerca de 50 toneladas são recicláveis, que poderiam – e deveriam – ser reaproveitados. Contudo, esse índice hoje é de apenas 1,1%.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, simultaneamente à implantação dos coletores serão realizadas diversas ações de educação ambiental, como panfletagem e visitas aos comércios varejistas para orientar quanto ao funcionamento da coleta, além de atividades nas escolas.

As escolas das redes municipal, estadual e particular dos bairros Veneza, Horto e Cidade Nobre – onde serão implantados os primeiros coletores – participarão de um concurso para escolha do nome da mascote e slogan do projeto.

 

Cleiton Marcos

Fonte: Prefeitura de Ipatinga