A Comunidade São José comemorou no dia 27 de janeiro de 2025 (segunda-feira) 31 anos de evangelização. Mas preferiu seguindo o calendário paroquial celebrar durante a Missa de domingo (26) com muita alegria, as inúmeras lembranças, saudades daqueles que já se foram, enfim, momento de agradecer a Deus e a São José por nos ter ajudado em todos esses anos vividos em comunidade. Com certeza muitas pessoas foram responsáveis pelo que a Comunidade São José é hoje e, claro, a intercessão do nosso padroeiro e a de Nossa Senhora também foi essencial ao longo de todo esse tempo.
A Santa Missa, celebrada pelo vigário paroquial, padre Geraldo Morini que a luz do evangelho do dia em especial da segunda leitura (Cor 12,12-30) refletiu com os presentes a fala do apostolo Paulo dizendo ao povo de Corinto: “o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo”. Assim também é uma comunidade, muitos membros mas todos legado a cabeça que é Cristo Jesus. Lembrou dos inúmeros padres que já celebraram nesta comunidade até alguns já falecidos e estão na memória do povo de Deus.
O aniversário de uma Comunidade é uma celebração que permite aos membros refletir sobre a missão da igreja e renovar o compromisso de servir a Deus. É também uma oportunidade para celebrar os laços formados entre os membros.
Como é bom poder relembrar o início da comunidade, primeiramente nas casas, quintais, debaixo de arvores, debaixo do sol, o pequeno salão onde eram celebradas as missas que quando chovia era um Deus nos acuda, o calor, as barraquinhas de madeira, a falta de pia para se lavar os enormes caldeirões nos dias de festa, as animadas festas juninas, as lindas coroações no mês de maio e o coral que animava as celebrações. O surgimento de grupos, como de Reflexão, Pastoral Familiar, da Saúde, Grupo dos jovens e adolescentes criando e fazendo a movimentação da comunidade; o Apostolado da Oração sempre em intercessão por todos, a Catequese de crianças, jovens e adultos sempre na silenciosa dedicação levando os ensinamentos da Igreja aos irmãos; os músicos sempre a alegrar as celebrações; os Vicentinos com a acolhida fraterna constante… enfim, muitos grupos e pessoas foram se unindo para criar e formar a estrutura que a Comunidade São José tem hoje.
Sabemos que várias pessoas não fazem parte de nenhuma das pastorais, mas todas elas precisam ser agradecidas hoje, pois, na doação, na oração e na partilha silenciosas, também foram fundamentais para o crescimento da comunidade.
É preciso também recordar todos aqueles que foram servos desta comunidade e que hoje estão no descanso eterno. São inúmeros que, com certeza, rogam ao Pai por nós que aqui ficamos. Agradecemos a Deus por tantos homens e mulheres que Ele permitiu ficar conosco por um tempo, ensinando, ajudando e acompanhando em vários momentos. Que Jesus e Maria os acolham na glória eterna.
Há também muitos outros irmãos e irmãs que hoje não estão aqui por estarem doentes, mas que não podem ser esquecidos, pois, até mesmo na dor da enfermidade ou nas dificuldades da idade avançada, de uma forma ou de outra estão em unidade conosco.
Vilton Cantarino Silva – Pastoral da Comunicação